A importância do celular
Crescem transações
em dispositivos móveis
Segundo dados da Rakuten Digital Commerce, a variação do volume transacionado via mobile (celulares, smartphones, tablets), na primeira quinzena de dezembro de 2018 foi de 82%, quando comparado com igual período do ano anterior. Compras via desktop registraram queda de 4%. Ainda assim, a proporção de compras em computadores é de 65% contra 35% em smartphones, conforme o levantamento da Rakuten, que tem mais de 1.200 lojas online como clientes no Brasil.
Comprador por celular
A faixa etária que liderou as compras por dispositivos móveis no fim de 2018 foi a geração de 30 anos (43%), seguida pelos compradores de 40 anos e de 20 anos, ambos empatados com 22% de participação. As mulheres são as que mais fazem compras por celular, com uma fatia de participação de 68% das compras neste dispositivo, contra 32% dos homens
Fontes: Rakuten Digital, Deloitte e Euromonitor International
Perfil do consumidor contemporâneo
Especialistas em marketing e pesquisas
de mercado apontam tendências de comportamento nas formas de consumir:
Minimalista e autêntico
Segue a linha do "menos é mais". Escolhe melhor os produtos e busca opções com qualidade, durabilidade e autenticidade. Produtos artesanais e exclusivos são valorizados
Exigente
Não basta um bom produto, a experiência de compra, atendimento e pós-compra também deve ser satisfatória. A comunicação entre cliente e empresa se torna ainda mais importante
Gosta de estar conectado
Qualquer hora e lugar são apropriados para compras e serviços por dispositivos móveis. O cliente quer também ter a empresa a uma mensagem ou um clique de distância
Importa-se com causas sociais/ambientais/políticas
A facilidade de obter informações de rastreamento sobre os produtos fazem com que o consumidor escolha entre o que é feito de forma consciente. Ele também tende a escolher algumas marcas com base em afinidades de crença política e por promoção de bem-estar social
Faminto por informações
Cada vez mais, o consumidor buscar resenhas de lojas, serviços e produtos antes de se aventurar. Esse tipo de pesquisa passa a ser rotina quando as informações são facilmente divulgadas na internet. Conteúdos de "como fazer" algo sozinho também têm se tornado populares. Os consumidores sentem que sabem de tudo um pouco, desde doenças, exames até decoração e arte
Usa aplicativos no dia a dia
Se existe algo que facilite a vida e é gratuito, o consumidor vai querer testar. Os aplicativos de serviços estão se tornando populares, assim como os de lojas. Aqueles que se propõem a ajudar na organização de tarefas também se destacam
Menos plástico
O novo vilão, um dia um dos mais versáteis, o plástico já começa a perder a preferência. Materiais mais duráveis como madeira, metal e vidro voltam a ganhar destaque, principalmente pela redução impacto no meio ambiente. Plástico está virando sinônimo de descartável e poluição
Lares com menos pessoas
Solteiros, casais sem filhos, pessoas que convivem apenas com seus animais de estimação: todos formam nichos lucrativos de mercado. Serviços e produtos sob medida devem sair na frente para esse público