Logo O POVO+
Serviços contemplam maiores competições de futebol do Brasil e do mundo
DOM

Serviços contemplam maiores competições de futebol do Brasil e do mundo

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
. (Foto: .)
Foto: . .

São muitas as opções que os brasileiros possuem atualmente para assistir futebol via streaming. O serviço, que já vem se desenvolvendo recentemente, tem 2019 como ano de "explosão", já que, de forma inédita, campeonatos estão sendo transmitidos com exclusividade pela internet. Da Copa do Nordeste à Liga dos Campeões da Europa, todas as principais competições de futebol do País e do mundo são transmitidas pelos serviços ofertados no Brasil.

Quem quiser assistir a todos os jogos do Nordestão só tem um caminho: assinar o Live FC. Com custo mensal de R$ 14,90, o serviço conta ainda com transmissão de partidas do Campeonato Paranaense e tem possibilidade de ampliar o "cardápio" de eventos no futuro.

A adesão tem sido positiva. Desde o lançamento do site, em janeiro, foram mais de 300 mil acessos. O canal da "Copa do Nordeste" no YouTube, que retransmite um jogo por rodada, teve mais de 100 mil novos inscritos e contabiliza números altos de audiência. Somadas as duas partidas transmitidas envolvendo clubes cearenses (Vitória 1 x 1 Ceará; Fortaleza 0 x 0 CSA) chegaram perto da marca de 1 milhão de visualizações (961 mil, precisamente).

Para o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela, a aposta foi a melhor possível.

"O LiveFC foi uma solução de qualidade e acessível aos fãs dos clubes que jogam a competição. Estamos percebendo que os torcedores se acostumaram rapidamente a consumir jogos via streaming e estão satisfeitos com essa novidade".

Além do benefício direto ao torcedor, as transmissões da Copa do Nordeste no LiveFC são importante fonte de receita para os clubes. No ato da assinatura, os espectadores declaram qual o time do coração deles e parte da receita vai à agremiação. "Foi uma maneira que os clubes encontraram de divisão dessa receita, aprovada em reuniões da Liga do Nordeste, que já está em prática nesta primeira edição", completa Alexi.

O DAZN também tem conquistado espaço no cenário brasileiro. Com os direitos exclusivos de transmissão da Copa Sul-Americana de 2019 a 2022, comprados junto à Conmebol, a empresa tem aumentado a visibilidade ao transmitir também partidas de competições internacionais, como campeonatos Francês e Italiano, de forma gratuita nas suas páginas no Facebook e Youtube.

Foi o caso do jogo entre Chelsea e Manchester United, no último dia 18, pela Copa da Inglaterra. A média foi de cerca de 100 mil pessoas assistindo ao vivo simultaneamente pela plataforma. Na semana passada, quase 440 mil pessoas estiveram assistiram Racing x Corinthians, pela Sul-Americana, registrando recorde de acessos no YouTube.

O DAZN, inclusive, negocia com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a compra de direitos de transmissão da Série C do Campeonato Brasileiro, que neste ano terá a participação do Ferroviário.

Simon Denyer, CEO do Grupo DAZN, comenta a expansão do serviço e a entrada no mercado brasileiro. "O futebol é um estilo de vida no Brasil. Por isso, é um grande momento para a DAZN, consolidando-nos como a emissora esportiva que mais cresce no mundo. Expandimos nossa presença para nove países - quatro deles em apenas dois anos - e isso é apenas o começo".

Projetando crescimento, o DAZN aposta em figuras famosas. O treinador José Mourinho é comentaristas; Neymar e Cristiano Ronaldo são embaixadores internacionais.

Séries A e B do Brasileiro estão disponíveis no Premiere Play, sistema de pay-per-view da Rede Globo. Além do Brasileiro, o usuário tem acesso a jogos de campeonatos estaduais Baiano, Carioca, Gaúcho, Goiano, Mineiro, Paulista e Pernambucano.

Em 2019, jogos do Brasileirão também estarão disponíveis no EI Plus, aplicativo da Turner, que exibirá todas as partidas entre clubes que fecharam contrato de transmissão com o Esporte Interativo. Além disso, a plataforma também conta com os jogos da Liga dos Campeões da Europa.

O que você achou desse conteúdo?