O chamado à participação torna-se fundamental para o amadurecimento e desenvolvimento da Geração Z no ambiente corporativo. Para que isso tome forma, diversas iniciativas buscam estreitar os laços entre esses jovens e os altos postos das companhias onde trabalham. No caso da Solar, segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, a conectividade tem ajudado a estreitar laços.
Por meio do "Conecta Solar", uma rede social interna, os jovens são convidados a expressar opiniões, sugerir ideias e publicar quais visões alimentam sobre a empresa. "Nós já vínhamos nos desafiando, até pela convivência com a geração Y, que também é uma geração muito ligada ao mundo digital", afirma Sarah Cavalcante, gerente de Atração e Seleção da Solar Coca-Cola.
A fim de que essa geração crie as próprias soluções para os desafios que enfrentam no dia a dia corporativo, a empresa tem apostado em metodologias de trabalho inovadoras, como o design thinking, laboratórios cocriativos e parcerias com startups para construção de soluções conjuntas. A companhia também aposta na integração entre gerações a partir de programas de sustentabilidade e voluntariado, oportunidades em que se conectam a outros jovens em vulnerabilidade durante hackathons e mentorias. "Os jovens da geração Z valorizam ações com propósito, a oportunidade de fazer um mundo melhor, e a Solar se conecta muito com isso"
explica Sarah.