Logo O POVO+
A fé como propósito
DOM

A fé como propósito

Leandro Cruz transformou a própria experiência nas ruas em start para um trabalho que faria diferença na vida de muitas pessoas
Edição Impressa
Tipo Notícia

O chef de cozinha Leandro Cruz, 29, lembra exatamente o dia que colocou os pés em Fortaleza. Em 15 de dezembro de 2015, ele chegou na Cidade vindo da Bahia. Sem rumo, sem lar e nem esperança de um futuro próspero. Mas intuitivamente ou instintivamente, chegar aqui seria o início do caminho para dias melhores. Foi um recado de Nossa Senhora, ele sente.

"Naquele dia eu parei num posto de gasolina em frente a um shopping, na (avenida) Washington Soares. Eu não tinha pra onde ir. É muito doloroso. Eu nunca pensei, como muitas pessoas não pensam, que um dia poderia passar por essa situação. A pessoa que tem a vida estabilizada, que tem uma vida financeira boa, que tem um salário, uma família. Não é só as drogas que levam as pessoa para as ruas." No caso dele, foi a depressão o motivo de ter perdido tudo.

Uma semana antes de chegar, Leandro esteve na Bahia, saiu de Goiás e pegou o primeiro ônibus para qualquer roteiro. Passou três dias na rodoviária. "Ali eu já estava na situação de rua", lembra.

Foi num caminho comum, que ele também chegou à Praça do Ferreira. Por lá também passou por noites difíceis e por disputas por alimento. Quando conheceu as pessoas da Obra Lumen, uma comunidade católica que atua em várias vertentes na assistência às pessoas em situação de rua, as coisas começaram a mudar. Foi atendido na Casa Lumen São Francisco, onde fez curso de auxiliar de cozinha e começou a trabalhar. Hoje trabalha com um bufê móvel, fazendo eventos por encomenda.

Sobre o tempo que passou nas ruas, recorda também de ter sido bem acolhido nos equipamentos de assistência social. "Eu vi pessoas fazendo coisas que vão além das funções delas. Fui atendido por psicólogos que me ouviram e o que acho que a gente precisa é de pessoas assim, que façam o exercício delas da melhor maneira possível para mudar a vida de outras pessoas."

Para ele, o respeito pela realidade do outro deve vir antes de tudo. "Na rua, têm pessoas católicas, evangélicas, candomblecistas, é muita gente." Integrando a Obra Lumen, o chef atua em projetos nas comunidades e de atenção à população de rua. Conversa com o próximo com total domínio daquela realidade.

Na casa dele, no bairro Praia do Futuro, ele comemora uma nova conquista: o primeiro filho. Recém-nascido, Lucas Valentin, além da esposa Magnólia, é o milagre que ele carrega nos braços.

 

O que você achou desse conteúdo?