Logo O POVO+
Por que a maior parte do problema está em Fortaleza?
DOM

Por que a maior parte do problema está em Fortaleza?

|Números|
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

Dos eleitores que ainda não foram biometrizados, 77.08% estão em Fortaleza. Lorena Belo destaca, primeiramente, o número expressivo da Cidade, maior colegiado do Ceará. Os eleitores que moram no Interior, ela acrescenta, em geral, são financeiramente mais vulneráveis.

"Portanto, são eleitores que sentem mais fortemente as repercussões advindas do cancelamento do título. É um eleitor que, quando recebe a notícia de que o cancelamento pode prejudicar, por exemplo, sua inscrição em programas assistenciais do Governo, ele se apressa em evitar essa situação, em manter a revisão regular."

Ainda de acordo com a coordenadora do cadastro eleitoral no Ceará, é no Interior onde a política é objeto de maior cobiça. Isto significa, nas palavras dela, intenso envolvimento de lideranças políticas e comunitárias no processo de regularização eleitoral, auxiliando, inclusive, o próprio cartório eleitoral do município.

Essa ajuda vai desde a sensibilização das comunidades até a atuação nas redes sociais, com envolvimento de, por exemplo, agentes de saúde e professores. "Também nas iniciativas de divulgação, disponibilização de carros de som, facilitação do transporte de eleitores dos distritos até a sede", afirma.

O presidente da Corte eleitoral, desembargador Haroldo Máximo, projeta que "será o caos" se o eleitor, de fato, deixar esta visita para a última hora, como vai se desenhando. "Via de regra, se busca esse atendimento quando vê aproximando", destaca Lorena, confirmando a possibilidade do cenário que Máximo quer afastar.

Já descrente num eleitorado 100% cadastrado, o desembargador trabalha com meta de 80%. "No mínimo", frisa. Ele descarta a relação entre o índice insatisfatório e o suposto desgosto das pessoas com a política. "O problema é cultura da 'última hora'. Por outro lado, é questão de ciência da necessidade das dificuldades."

"Quando todos estes processos terminarem, forem homologados e os cancelamentos daqueles que não compareceram forem efetivados, nós teremos eleitorado do Ceará totalmente com biometria." O eleitor que não conseguir comparecer em 29 de novembro, uma sexta-feira, ainda poderá reativar o cadastro eleitoral, que está inativo. Terá de procurar um dos postos de atendimento. (Carlos Holanda)

 

O que você achou desse conteúdo?