Logo O POVO+
"I'll be there for you": os 25 anos de Friends
DOM

"I'll be there for you": os 25 anos de Friends

Sitcom norte-americana, Friends completa 25 anos neste domingo como uma das séries mais vistas do mundo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Série Friends completa 25 anos (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Série Friends completa 25 anos

"So no one told you life was gonna be this way". Era 22 de setembro de 1994 quando os primeiros versos da canção I'll Be There for You ("Eu estarei lá por você" em tradução literal) ecoaram nas televisões dos 22 milhões de espectadores norte-americanos que acompanharam o primeiro episódio de Friends. A história de uma das produções audiovisuais mais aclamadas pelo público nas últimas décadas começou assim, entre desengonçadas danças das personagens principais ao redor de um sofá alaranjado na frente de um chafariz. Mais característico, impossível. O grupo The Rembrandts, intérprete da tão conhecida música de abertura, acertou na composição: ninguém disse que a vida dos seis atores protagonistas da série seria assim. Ao longo de dez anos de exibição, 62 indicações ao Emmy, um Globo de Ouro e milhões de dólares em transações comerciais ainda hoje, Friends completa 25 anos de uma estreia que revolucionou as sitcoms ao apostar na potência cômica, mas sobretudo terna, do cotidiano compartilhado.

Assinada por David Crane e Marta Kauffman, a série é retrato de um tempo: a sitcom acompanha o início da vida adulta dos amigos Rachel Green, Monica Geller, Phoebe Buffay, Chandler Bing , Joey Tribbiani e Ross Geller. Relacionamentos amorosos, complicações financeiras, aspirações profissionais, dramas familiares, maternidade, paternidade, sexualidade — tudo isso constrói a bem-sucedida narrativa dos 236 episódios da série com muito humor e leveza. Independentes entre si, cada capítulo traz uma história principal envolvendo o grupo que vive no bairro de Greenwich Village, na ilha de Manhattan, em Nova York.

"O que me atrai em Friends é o fato de ser uma comédia muito leve, sem pretensão nenhuma, que você pode assistir em qualquer época da vida e qualquer momento do seu dia", pontua a engenheira Juliana de Abreu. Entre 1994 e 2004, o público acompanhou com crescente curiosidade as reviravoltas que envolvem da fuga do altar, protagonizada por Rachel, à adoção dos filhos de Monica e Chandler, passando por viagens e até uma tentativa de Joey falar francês — quem não se lembra do "bleu de la bleu de blu bla bleu" improvisado?

Transmitida inicialmente pela NBC, hoje Friends pertence à Warner e está disponível, até o fim de 2019, na Netflix — sendo uma das narrativas seriadas mais vistas do catálogo. O sucesso, acredita o professor dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da UFC Ricardo Jorge, estende-se ao longo de 25 anos por algumas razões. "É uma história que se insere no próprio cotidiano do espectador que esperava a divulgação, acompanhava. Friends é uma história de pessoas comuns, que vivem dilemas comuns. Alguns autores propõem até que Friends é shakespeariano nessa comédia de erros. É, ao mesmo tempo, profundo e popular", encerra.

O que você achou desse conteúdo?