Logo O POVO+
Um exercício para tranquilizar a mente
DOM

Um exercício para tranquilizar a mente

A meditação, prática que consiste em técnicas de controle da respiração, da posição corporal e, principalmente, da mente, auxilia no combate ao estresse, ansiedade e dores corporais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Grupo de pesquisa e de meditação da Uece no Campus do Itaperi.(Fotos: Deísa Garcêz/Especial para O Povo) (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)
Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo Grupo de pesquisa e de meditação da Uece no Campus do Itaperi.(Fotos: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)

Melhorar a ansiedade era o que a estudante do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Natália Cesário da Silva estava buscando quando iniciou a meditação. "Esse momento bem estressante, que é o final do curso, me trouxe (à meditação)." Em sua quarta sessão no "1 Hora de Meditação", encontro vivencial proporcionado pelo projeto de extensão Redes de Estudo para o Desenvolvimento Educacional na Saúde (Redes), Natália já reconhece os benefícios. "Eu me sinto mais tranquila. Quando saio daqui, é como se eu tivesse descarregado um peso", relata.

Mas não é apenas a ansiedade que melhorou para Natália. A qualidade do sono, a produtividade e a autoconfiança em suas ações também estão sendo aperfeiçoadas com as sessões semanais de meditação.

O motivo que levou a estudante a procurar a meditação está entre as razões mais comuns de busca pela técnica, como explica a enfermeira e coordenadora do projeto "1 Hora de Meditação", da Uece, Daniele Vieira. Segundo pesquisas do grupo Redes, os participantes da iniciativa estão normalmente sofrendo de ansiedade, depressão, problemas de sono, dificuldades de lidar com situações cotidianas e dores corporais.

Essas situações também foram identificadas pela educadora física e instrutora do Arte de Viver Lúcia Rejane Barontini. A organização não governamental, que oferece programas de meditação, yoga e respiração para melhorar o bem-estar, é procurada por pessoas, principalmente, com ansiedade, estresse e síndromes de pânico. "Elas não estão se sentindo bem com a vida que estão levando. Buscam algo que traga um estado natural de paz."

O mais difícil no começo

Para a monja Gen Kelsang Zangmo, do Centro Budista Kadampa Bodhisattva, "a meditação lhe dá um controle sobre a atividade descontrolada da mente". Por isso, com o domínio dos próprios pensamentos, é possível acalmar, melhorar o sono, a digestão e diversos outros processos fisiológicos. Porém, para que uma pessoa possa começar a praticar, ela "precisa estar convencida dos benefícios e determinada a conseguir meditar", afirma a monja. Apenas dessa forma o iniciante entrará em estado meditativo.

A principal dificuldade, no começo, são as distrações dos próprios pensamentos. "Na maioria das vezes, a pessoa quer fazer um esforço de concentração, mas o que tira a atenção são as dores no corpo, se sentir desconfortável e os pensamentos oscilando entre as coisas do passado ou o que tem para fazer no futuro", identifica a instrutora Lúcia Rejane. "Outras pessoas manifestam dificuldade em acertar a postura, em respirar", afirma a professora Daniele.

Essas distrações são causadas porque "a nossa mente está acostumada a andar solta, não exercemos o controle", explica a monja Gen Zangmo. "Quando você vai focar em uma única coisa, a mente se rebela."

Onde encontrar apoio

Arte de Viver

Espaço Corpo e Consciência (rua Monsenhor Tabosa, 1360)

Quando: todas as quintas-feiras, às 20 horas

Contribuição: R$ 15

"1 Hora de Meditação"

Auditório da Prograd (Campus do Itaperi da Uece)

Quando: todas as quartas-feiras, às 17 horas

Evento gratuito

Centro Budista Kadampa Bodhisattva

Avenida Santos Dumont, 5335, sala 313

Quando: de segunda-feira a quinta-feira, às 18h15

Evento gratuito

 

Como começar a meditar

Confira algumas dicas sobre como aprender a meditar, baseadas nas informações das especialistas Daniele Vasconcelos, Lúcia Rejane e monja Gen Kelsang:

Escolha um ambiente quieto e aconchegante;

Mantenha-se em uma posição confortável;

Concentre-se na respiração;

Assimile o presente, sem focar em pensamentos que oscilam entre passado e futuro;

Não force seu estado meditativo

 

Aplicativos que podem ajudar

Apesar do acesso a aulas gratuitas com métodos variados em Fortaleza, existem também diversos aplicativos para celular que ajudam a meditar. Confira cinco deles:

5 minutos

O aplicativo é um projeto do Mãos Sem Fronteiras (MSF), organização sem fins lucrativos, que facilita uma meditação rápida para públicos variados.

Insight Timer

Com versão gratuita e premium. Possui meditações guiadas para iniciantes.

Medite.se

Possui aulas guiadas rápidas, principalmente, para quem ainda não aprendeu a praticar. Seu objetivo é simplificar a meditação.

Aura

Com versões gratuitas para a meditação, disponibiliza exercícios rápidos e guiados, além de possibilitar a medição de humor.

Headspace

Com dez dias gratuitos, é possível realizar atividades com tempos variados, dependendo da disponibilidade do usuário.

 

O que você achou desse conteúdo?