Logo O POVO+
Moreno ordena toque de recolher e militarização em Quito
DOM

Moreno ordena toque de recolher e militarização em Quito

Edição Impressa
Tipo Notícia
Manifestantes entram em conflito com a polícia de choque durante o 10º dia de protestos contra o aumento do preço do combustível ordenado pelo governo para garantir um empréstimo do FMI, nos arredores da Assembléia Nacional em Quito, Equador (Foto: RODRIGO BUENDIA/AFP)
Foto: RODRIGO BUENDIA/AFP Manifestantes entram em conflito com a polícia de choque durante o 10º dia de protestos contra o aumento do preço do combustível ordenado pelo governo para garantir um empréstimo do FMI, nos arredores da Assembléia Nacional em Quito, Equador

O presidente do Equador, Lenín Moreno, ordenou ontem o "toque de recolher e a militarização" de Quito e arredores devido à violência nas manifestações iniciadas há 11 dias contra reformas econômicas pactuadas por seu governo e o FMI.

A medida começou a vigorar às 15 horas locais (17 horas de Brasília).

"Isto facilitará a atuação da força política frente aos desmandos intoleráveis de violência", declarou o presidente no Twitter.

O presidente endureceu o estado de exceção imposto em 3 de outubro e sob o qual tinha mobilizado as Forças Armadas para garantir a ordem pública.

Amparado por estas faculdades especiais, que a princípio permitem restringir alguns direitos por 30 dias, Moreno já tinha disposto o toque de recolher em volta de prédios públicos de Quito após os primeiros enfrentamentos dos indígenas com a Polícia.

Neste sábado, manifestantes encapuzados atearam fogo e saquearam o prédio da Controladoria no norte de Quito, em meio aos protestos violentos que completam 11 dias, observou um fotógrafo da AFP.

A sede foi atacada com bombas incendiárias e logo depois um grupo de homens, a maioria deles com o rosto coberto e usando capacetes, invadiu a sede.

A ministra do Governo (Interior), Maria Paula Romo, anunciou no Twitter a desocupação da área, onde há tumultos por medidas econômicas, para que as equipes de resgate possam dar conta do incêndio e do pessoal que está dentro do edifício.

Romo acrescentou que a polícia prendeu 30 pessoas no terraço da Controladoria e que os agentes estavam checando o resto do prédio, na frente do qual os manifestantes indígenas ergueram barricadas de onde colidem com a força pública. (AFP)

A crise

O governo de Lenín Moreno enfrenta sua maior crise devido aos ajustes econômicos que impôs em troca de empréstimos de 4,2 bilhões de dólares que contratou com o FMI.

O que você achou desse conteúdo?