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O potencial de mercado do consumidor maduro
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O potencial de mercado do consumidor maduro

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Mesmo com um peso maior da inflação sobre a população de maior faixa etária, em alguns segmentos, é possível perceber uma maior resiliência de consumo. Os lares brasileiros maduros, com filhos já adultos, por exemplo, são os que mais gastam com produtos de beleza e higiene pessoal no Brasil, aponta levantamento da Kantar, multinacional que realiza pesquisas de mercado. O gasto médio desse grupo é de R$ 30,64 a cada visita a um ponto de venda. Quando se observa o contexto apenas das donas de casa, as que têm mais de 50 anos desembolsam R$ 27,86 por cada compra, enquanto as de até 29 anos gastam R$ 25,82 a cada oportunidade.Itens como cremes estão presentes em 49,9% dos lares maduros, e as despesas com esses produtos podem ser até 7% maior do que a média geral. Batom é o item de maior consumo (98,1%) das mulheres acima dos 55 anos quando se trata de maquiagem. "Isso porque lábios secos ou rachados são, ao lado das olheiras, suas principais preocupações de beleza. Além do batom, elas buscam também sabonete líquido, lenços umedecidos e removedor de maquiagem como prioridade", revela

Os gastos com produtos de beleza são dos "pequenos luxos" que Ana Maria Fernandes Santana, servidora pública aposentada de 66 anos, mais reluta em abrir mão. "Se eu pudesse, só vivia no salão, numa clínica, fazendo massagem. Nem sempre dá, mas gosto de estar arrumada, me sento bem. Também gosto muito de comprar coisas para casa", diz, aos risos. Outras despesas como viagens e lazer acabam sendo deixadas em segundo plano, até mesmo em razão das limitações de saúde do esposo. Além da aposentadoria, ela complementa a renda fazendo bolos. "Até porque tudo é mais caro nesta idade", acrescenta.

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