Atualizada às 18h45min de 1/12
"Quem manda, todo mundo sabe que é o Ciro. Então, eu queria chamar: 'bora', Ciro, já tá um bocado de tempo desocupado. 'Bora' pro debate em Fortaleza, 'bora' disputar eleição." O disparo contra Ciro Gomes (PDT) foi feito por Capitão Wagner (Pros) ontem à tarde, 30, em evento na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).
O deputado federal foi o último a discursar na plenária estadual do Podemos, partido que, também ontem, oficializou apoio a ele na competição pelo comando do Paço em 2020.
Wagner direcionou a maior parte dos ataques ao ex-presidenciável, argumentando que o grupo dos Ferreira Gomes estaria tentando embarreirar a alternância de poder na Capital. "Esse grupo que está no poder há 16 anos não resolveu o problema da Cidade", enfatizou o pré-candidato.
O deputado também aproveitou para atacar o prefeito Roberto Cláudio (PDT), sugerindo "cuidado" com "discurso arrogante" e questionando a proposta orçamentária do Município para a construção de ciclovias em 2020. "Tem muita coisa feia que vai surgir", disse.
Da mesa onde estava a cúpula do Podemos, o senador e também ex-presidenciável Álvaro Dias, filiado à sigla, assistia sorrindo ao discurso de Wagner.
Minutos antes, com o microfone, havia dito: "Sei que muitos dizem que é preciso se preocupar com pobreza, desemprego, saúde precária, educação de retrocesso. E nos preocupamos. Mas, a principal reforma, aquela que se sobrepõe a todas as outras, é a reforma moral", destacou, garantindo que, no Senado, o cearense Eduardo Girão (Podemos) é quem lidera esse processo.
Girão, por sua vez, adotou postura mais branda. Relembrou o pleito de 2018, quando foi eleito, falou sobre futebol e religião, comentou a eleição para a presidência do Senado, que elegeu Davi Alcolumbre (DEM) e teceu elogios a Wagner.
"Chegou a hora da redenção dessa Cidade. De aqui, em Fortaleza, a gente ter novos ares. O 'grupo' já está aí há décadas. Passou PT, passou Ferreira Gomes", soltou o senador.
A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, também participou do evento que lançou Wagner como pré-candidato a prefeito de Fortaleza. Senadora, ela afirmou ter "um carinho enorme" pela "comunidade nordestina", falou sobre renovação de esperança na política, direito ao voto e se disse contra o aborto. Sobre Wagner, disse: "estaremos ao seu lado, resgatando a esperança desse povo".