Logo O POVO+
Uma escultura para Dandara dos Santos
DOM

Uma escultura para Dandara dos Santos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rubem Robierb, autor de obra que homenageia Dandara dos Santos (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Rubem Robierb, autor de obra que homenageia Dandara dos Santos

Uma notícia daquelas que aquece o coração. Foi a que recebemos quando a escultura da travesti cearense Dandara dos Santos, hoje inspiração para tantos na comunidade LGBTQ, foi erguida em uma rua movimentada de Nova York, a "cidade que nunca dorme", nos Estados Unidos. O artista visual maranhense Rubem Robierb foi o responsável pela arte, que consiste em uma borboleta, para representar a liberdade e a empatia que Dandara despertou no mundo. A obra é exposta na 229 Tenth Avenue, por oferecimento da galeria de artes Taglialatella Galleries. Em entrevista ao O POVO, ele que chamou a obra de "Máquina de sonhos: Dandara", disse que se inspirou pela mobilização que o assassinato da cearense causou e pela crueldade com a qual ela foi torturada e morta. Para ele, a arte tem o poder abrir o coração das pessoas.

O POVO - Você fala muito que se emocionou nesse processo. Como surgiu a ideia?

Rubem Robierb - A noticia me chocou muito na época e senti que deveria fazer algo a respeito quando chegasse o momento certo. E o momento chegou quando a prefeitura de New York me convidou para expor em seus espaços públicos. Mas o mais emocionante foi testemunhar a mobilização social causada por esta obra, do apoio de ONGs internacionais que lutam pela causa trans e GLBTQ, a noticias da própria família de Dandara trazidas por quem a conheceu como a escritora Vitoria Holanda.

OP - Como você conheceu a história de Dandara?

Rubem Robierb -Agora tenho conversado bastante com Vitoria Holanda, a policial que ajudou a encontrar os assassinos de Dandara e que escreveu o livro Casulo Dandara, sobre ela. Mas na época, soube por meio da impressa internacional.

OP - O que significa ter esse trabalho exposto pra milhares de pessoas?

Rubem Robierb - A arte tem o poder de abrir o coração das pessoas, de mostrar que todos somos iguais perante Deus e merecemos respeito. E e essa minha missão como artista, abrir conversas delicadas, assuntos que ninguém quer tocar. Levar a milhões de pessoas o nome dos "esquecidos" pela sociedade, mas tudo com muita beleza.

OP - E qual a importância dessa mobilização?

Rubem Robierb -Nova York é uma meca na cultura mundial. A visibilidade e representatividade dessa obra é muito importante porque ela reconhece e homenageia uma parcela marginalizada da sociedade que como todos da comunidade GLBTQ, sonham com um mundo mais justo e igualitário.

 

O que você achou desse conteúdo?