Logo O POVO+
"Etiqueta Carnavalesca" 10 dicas para prevenir o contágio pelo coronavírus
DOM

"Etiqueta Carnavalesca" 10 dicas para prevenir o contágio pelo coronavírus

Você pode nem conhecer as regras da "Etiqueta Carnavalesca", mas são elas que podem lhe salvar do contágio pelo coronavírus na folia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza, CE, BR 08.02.20 Pré-Carnaval no Mercado da Aerolância  ( Foto:Barbara Moira/OPOVO) (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Fortaleza, CE, BR 08.02.20 Pré-Carnaval no Mercado da Aerolância ( Foto:Barbara Moira/OPOVO)

Ainda que inusitada, a sugestão veio do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Na última quinta-feira, ao descartar campanhas de prevenção ao coronavírus específicas para o Carnaval, a autoridade máxima da Saúde no País orientou que os foliões adotassem "etiqueta carnavalesca" para evitar o contágio pela doença. Mais. Pediu que os secretários estaduais da área, com quem estava reunido, recomendassem a prática a seus cidadãos brincantes.

A partir da provocação do ministro, O POVO pesquisou o assunto em 10 manuais de etiqueta e dois canais no YouTube especializados em orientação de boas maneiras. O resultado é um apanhado de 10 dicas que podem se adequar na tal "etiqueta carnavalesca" receitada pelo ministro.

Elas estão listadas abaixo e trazem o prestígio e a expertise de nomes como Danuza Leão, Constanza Pascolato, Gloria Kalil e Claudia Matarazzo, entre outros. Dada a exiguidade da abordagem específica do tema - apenas em dois destes manuais foram encontradas indicações próprias para o Carnaval, O POVO adaptou indicações apontadas para situações similares.

Aproveite as dicas para cair na folia - com muita etiqueta e muita saúde!

1"Se estiver resfriada, leve um lenço; se estiver muito resfriada, fique em casa".

É tudo tão simples, Danuza Leão, Editora Agir


2"Não chegue muito perto do seu interlocutor. Guarde a distância regulamentar de 50 centímetros. A não ser, claro, que estejam a caminho do motel".

Na Sala com Danuza, Danuza Leão, Editora Siciliano


3"Não use, nunca, o guardanapo como lenço. Se tossir, mão na frente da boca".

Na Sala com Danuza, Danuza Leão, Editora Siciliano


4"Guarde os beijos para quando estiver cumprimentando pessoas de sua intimidade: não se beija alguém a quem você acabou de ser apresentado".

Como se comportar, Célia Leitão, no livro Cultura & Elegância, organização Jaime Pinsky, Editora Contexto


5"Exista uma diferença sutil entre preguiça e cansaço. É preciso, sim, vencer a preguiça e o marasmo, mas, ao confundir o cansaço com preguiça, você acaba correndo o risco de exagerar e acabar se prejudicando. Diferenciar esses dois, contudo, nem sempre é tarefa fácil. É preciso aprender a ouvir o que seu corpo está dizendo".

Confidencial - Segredos de Moda, Estilo e Bem-Viver, Constanza Pascolato, Editora Jaboticaba


6"Beijo gripado nunca é bem recebido. Melhor dizer que está doente e não chegar muito perto de ninguém. Não precisa nem dar a mão. No fundo, todo mundo quer distância de um vírus. Outra coisa que gripados não devem se esquecer é de lavar as mãos cada vez que assoarem o nariz e, nunca, mas nunca mesmo fungar na frente dos outros".

Alô, Chics, Gloria Kalil, Ediouro


7"Todo ano tem Carnaval, verão, sol, muita alegria. muito suor e cerveja. Apesar do enorme grau de tolerância que o Carnaval proporciona, bêbado é chato do mesmo jeito, dá trabalho. Impossível evitar excessos de vez em quando. Mas ao sair de casa para a festa, tentem se cercar de um mínimo de segurança. Até nessas horas dá para agir com algum juízo antes que ele evapore no copo...".

Alô, Chics, Gloria Kalil, Ediouro


8"Quando você sentir que simplesmente não vai conseguir segurar a bexiga por mais seis horas é o momento de começar a agir. Se a possibilidade de travar contato físico com a porta do banheiro lhe dá calafrios, leve um par de luvas de borracha. Quando chegar sua vez, respire bem fundo, abra a porta e entre com a respiração presa. Não encoste em NADA. Seja precavida. Leve lenços de papel e um frasquinho de gel bactericida com você. Por mais grosseiro que isso possa soar, em algum lugar assim a única solução é agachar-se e mandar ver. E, como você vai estar com a respiração presa, é melhor fazer isso o mais rápido possível. Ao sair, depois de desinfetar as mãos com o gel, aplique um jato de perfume que tiver na bolsa e mantenha os óculos escuros no rosto até recuperar a dignidade perdida. E, claro, finja que esse momento nunca aconteceu".

Como Usar o Banheiro em Show ao Ar Livre no livro Como Andar de Alto Alto - O Guia da Cinderela Moderna, Camilla Morton, Matrix Editora

9"Carnaval é, sim, tempo de ousadia, é claro. As pessoas bebem mais, é uma época de descarrego mesmo. Todo mundo sabe que o Carnaval é uma época em que as pessoas entram com outras regras, em que a rotina é completamente alterada. Há uma intimidade que normalmente não se tem. Mas nada justifica falta de educação e folga excessiva. É brega ou é chique o Carnaval? Depende. Se a pessoa é brega ele vai fazer brega tudo o que ele fizer na vida. Se a pessoa é chique, em todas as circunstâncias da vida dele ele vai agir de forma chique. E quando eu digo todas é todas mesmo. A pessoa chique se porta de um forma chique quando está bêbada, quando não está, quando está sozinha, quando não está. Mas nada justifica folga, invasão e falta de educação".

Gloria dá dicas de etiqueta para o carnaval, parte II, por Gloria Kalil, em seu canal no YouTube


10"Beber até cair - De que adianta? Além de perder o melhor da festa, você se transforma em um tremendo chato(a). Literalmente, um peso morto. Para beber e continuar de pé, evite começar em casa. Assim, seu baile - e o fôlego - vão durar muito mais. Intercalar muita água com bebida também ajuda. Além de hidratar o corpo, a cabeça certamente sofrerá menos".

Carnaval a Dois em Amante Elegante - Um Guia de Etiqueta a Dois, Claudia Matarazzo, Editora Melhoramentos

BIBLIOGRAFIA E
CANAIS CONSULTADOS:

Alô, Chics, Gloria Kalil, Ediouro

Amante Elegante - Um Guia de Etiqueta a Dois, Claudia Matarazzo, Editora Melhoramentos

Chique & Útil - Como Organizar e Frequentar Eventos, Fabio Arruda, Editora Arx

Como Andar de Alto Alto - O Guia da Cinderela Moderna, Camilla Morton, Matrix Editora

Confidencial - Segredos de Moda, Estilo e Bem-Viver, Constanza Pascolato, Editora Jaboticaba

Cultura & Elegância, organização Jaime Pinsky, Editora Contexto

É tudo tão simples, Danuza Leão, Editora Agir

Etiqueta na Prática - Um Guia Moderno para Boas Maneiras, Celia Ribeiro, Editora L&PM

Etiqueta no Carnaval?, por Jordana Bak, em seu canal no YouTube

Etiqueta Sem Frescura, Claudia Matarazzo, Editora Companhia Melhoramentos

Gloria dá dicas de etiqueta para o carnaval, parte II, por Gloria Kalil, em seu canal no YouTube

Na Sala com Danuza, Danuza Leão, Editora Siciliano

 

O que você achou desse conteúdo?