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Natura oferece curso de educação financeira
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Natura oferece curso de educação financeira

Capacitação. Microfranquias
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FORTALEZA, CE, BRASIL, 21.02.2020: Sayonara Queiroz de Souza, 39 proprietária de micro franquia da Natura. Revendedoras de produtos.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL, 21.02.2020: Sayonara Queiroz de Souza, 39 proprietária de micro franquia da Natura. Revendedoras de produtos. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

Depois que anunciou a compra da Avon, a Natura se tornou a quarta maior empresa de beleza do mundo. A grandeza do negócio faz o grupo ter também a maior quantidade de consultoras parceiras no modelo de venda direta no Brasil. De acordo com a diretora comercial da Natura, Cida Franco, a empresa deve continuar investindo nas consultoras, inclusive em cursos de capacitação.

Atualmente a Natura já realiza diversos cursos que beneficiam suas parceiras, entre eles o de gestão financeira. A ideia é diminuir o número de desistências do negócio devido à falta de preparo. A diretora comercial frisa que, no curso, as parceiras aprendem como separar aquilo que investem e o que se pode gastar como lucro e ressalta que, mesmo no modelo de venda direta, o empreendedor deve ser pautado na disciplina financeira.

Cida Franco acrescenta ainda que a empresa tem investido na disrupção desse mercado. "(Hoje), 70% das consultoras do Ceará já operam no modelo híbrido - de utilizar o aplicativo para contatar a central e solicitar produtos". Nesse processo, a produtividade das parceiras tem crescido. Atualmente, 34% das consultoras da Natura no Brasil ocupam as categorias mais elevadas do plano de negócios: Prata, Ouro ou Diamante.

Consultora nível Diamante, Sayonara Queiroz de Souza, 39, trabalha com a venda de produtos de beleza da Natura desde os 17 anos. Hoje, ela se tornou adepta ao novo modelo de vendas, as microfranquias. Iniciado em 2017, o plano Aqui Tem Natura vem beneficiando Sayonara, que explica que não perdeu o contato de venda direta com as clientes, pois ainda usa o telefone, a divulgação em redes sociais e os aplicativos de mensagem. Mas, a partir de agora, as clientes têm um ponto físico para realizar a compra, a partir da criação das microfranquias.

"Apesar de ser um ponto novo, vem dando certo. Há um encantamento dos clientes em poder vir à loja e ver os produtos que estão na revista", afirma. A empresária da beleza (assim intitula a Natura) ainda diz que os rendimentos com a loja até melhoraram em comparação ao período de consultora.

No País, Cida destaca que o Nordeste é a região mais próspera com relação a vendas por meio de consultoras e o Ceará corresponde a 16% do faturamento. Para melhorar o repasse da participação das consultoras, a Natura instalou um plano de crescimento com visão meritocrática a depender do volume de vendas, que privilegia quem realizar maior quantidade de negócios.

 

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