Além dos imóveis residenciais, empresas com atuação no Ceará também têm buscado inserir práticas ambientais no segmento empresarial. É o caso da BSPAR Incorporações, que investiu em ações de sustentabilidade no BS Design, empreendimento localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza, com 73 mil metros quadrados (m²) de área construída e 728 salas comerciais. Os custos de implantação são maiores, mas os de manutenção são reduzidos.
No edifício, há uso de energia fotovoltaica, reúso da água dos ar-condicionados nas irrigações das áreas verdes, sistema de iluminação das áreas comuns por sensor, disponibilização de tomadas para carros elétricos nos estacionamentos, bem como ações voltadas para a mobilidade, como a disponibilização de bicicletários.
Outro investimento no empreendimento é a coleta seletiva nos 19 pavimentos do prédio e o sistema de geração de energia regenerativa KERS, presente nos elevadores sociais. "Eles passam o dia inteiro em funcionamento, daí a própria frenagem gera energia para o condomínio, o que é abatido da conta dos proprietários", explica a arquiteta da BSPAR, Raquel Antonini.
Ela explica também que a empresa está disposta a repetir as práticas do BS Design em seus demais empreendimentos, e que as iniciativas, além de contribuírem com a sociedade, também ajudam durante as negociações. "Os consumidores estão mais sensíveis ao meio ambiente, e ações de sustentabilidade têm se tornado decisivas na hora da compra. Na dúvida, é um fator que faz diferença".