As práticas sustentáveis na construção civil têm sido mais valorizadas por clientes na hora de comprar um imóvel. As medidas mudam o argumento de venda.
"O cliente, hoje, valoriza a sustentabilidade como um diferencial na aquisição do imóvel por perceber o valor agregado no respeito ao meio ambiente", destaca a diretora da área de sustentabilidade do Sinduscon-CE, Paula Frota. A economia no longo prazo, proporcionada pelo uso das tecnologias sustentáveis, também é um ponto de interesse dos consumidores, que projetam menos custos para a manutenção do imóvel.
Integrante do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil (DEECC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor Alexandre Bertini acredita que a efetividade das práticas que deve ser observada. "Algumas construtoras utilizam isso apenas como marketing, mas é importante ter resultados efetivos ao meio ambiente".
"Um prédio mais ventilado e mais iluminado consome menos com ar-condicionado e lâmpadas, por exemplo. Assim, um bom ponto de partida é saber como aproveitar bem o ambiente em que a obra será instalada", reforça.
E o fato de a construção civil adotar práticas de sustentabilidade proporciona um desenvolvimento mais saudável para as cidades, gerando menos resíduos, tendo construções mais rápidas e aproveitando melhor os recursos naturais, integrando-os ao aos projetos. Tais ações englobam o tripé ambiental-econômico-social, que indica em quais pontos as empresas devem focar suas iniciativas sustentáveis, da fase de obra à operacionalização do empreendimento pronto.
Pelo lado ambiental, principalmente durante as obras, o grande foco deve ser a redução na geração de resíduos. Assim, iniciativas de reciclagem no canteiro, para reaproveitamento na própria fase de execução, são consideradas fundamentais. Segundo o Sinduscon-CE, outras medidas importantes são: reúso das águas cinzas para irrigação, armazenamento da água de chuva, de ar-condicionado, utilização de energia solar, assim como a escolha de materiais e equipamentos que otimizem o uso dos recursos naturais.
Já no âmbito social, a entidade, em parceria com o Sesi, Senai e as construtoras, realiza ações nos canteiros de obra e no entorno dos empreendimentos, onde promove campanhas e oficinas educativas com orientações. A ideia é conscientizar colaboradores e moradores sobre a importância das práticas sustentáveis, inclusive para a aplicação em suas respectivas residências.