Entre sexta, 24, e sábado, 25, foram registradas precipitações em 67 municípios no Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados, atualizados às 8 horas de ontem, registravam maior índice de chuva nos municípios Piquet Carneiro (108 mm), no Sertão Central e Inhamuns, e Lavras Da Mangabeira (70 mm), no Cariri. O litoral de Fortaleza e o litoral do Pecém também tiveram chuvas expressivas.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém-se próximo da costa do Ceará, colaborando para precipitações em todas as áreas do estado, inclusive com acumulados expressivos. "As condições seguem favoráveis, pois a ZCIT deve continuar próximo ao norte do Nordeste, contribuindo para formação de áreas de instabilidade. Assim, até o domingo, a faixa litorânea deverá chuvas intensas, por exemplo. Já no interior, elas deverão variar, predominantemente, entre fraca e moderada", reforça Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.
Para hoje, o órgão indica predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na faixa litorânea e na Ibiapaba. Nas demais regiões, possíveis registros serão mais reduzidos.