Logo O POVO+
Mesmo com lockdown, bairros mantêm rotina normal
DOM

Mesmo com lockdown, bairros mantêm rotina normal

Messejana e Cais do Porto tiveram aglomerações no sábado. Hoje, bloqueios tentam evitar acesso à Praia do Futuro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 09.05.2020:  Adultos e crianças circulam pelas ruas do titanzinho/ Serviluz durante Lockdown .  (Fotos: Fabio Lima/O POVO) POL 11.05.2020 (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima FORTALEZA, CE, BRASIL, 09.05.2020: Adultos e crianças circulam pelas ruas do titanzinho/ Serviluz durante Lockdown . (Fotos: Fabio Lima/O POVO) POL 11.05.2020

No dia em que Fortaleza atingiu e ultrapassou a marca de 800 mortes por Covid-19, alguns bairros da Capital permanecem tendo rotinas intensas de movimentações de veículos e pessoas. Ontem, segundo dia de vigor dos decretos municipal e estadual que estabeleceram regras mais rígidas para conter o contágio do novo coronavírus, O POVO percorreu áreas da Cidade e flagrou o comércio funcionando nas ruas centrais do bairro Messejana; além de movimentação normal de pedestres pelas ruas do bairro Cais do Porto.

A cena da feira popular no bairro Serrinha acontecendo normalmente, na sexta-feira, 8, se repetiu ontem na Messejana. Na feira livre do bairro, foi possível ver a formação de aglomeração e muitas pessoas sem máscara.

Pela manhã, nas ruas do Serviluz, no Cais do Porto, moradores mantinham a rotina em aparente normalidade, como crianças brincando pelas ruas e algumas pessoas sem máscara. Ao percorrer esses lugares, O POVO não se deparou com ações de fiscalização ou de policiamento. Já a Praia do Futuro, com monitoramento de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará em carros, jet ski e quadriciclo, esteve vazia.

Hoje, Dia das Mães, bloqueios se concentram nas avenidas Santos Dumont, Dioguinho e Aldy Mentor para evitar acesso à Praia do Futuro. A força-tarefa é da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar e Guarda Municipal.

Em balanço da noite de quinta-feira, 7, até 11 horas da manhã de ontem, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou a autuação de cinco pessoas por descumprir os decretos e por outros crimes constatados nas mesmas ocorrências, como porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, perturbação do sossego alheio e desacato.

De acordo com a pasta, em uma das ocorrências, os policiais militares apreenderam uma arma de fogo que estava com três homens dentro de um carro, que circulava sem justificativa pelo bairro Jangurussu. Durante a operação, pessoas que não comprovaram o seu deslocamento tiveram que retornar aos seus domicílios.

Ainda segundo órgão, foram registradas 113 ocorrências de descumprimento aos decretos - sendo 77 atendimentos por aglomeração de pessoas e 36 por comércios abertos. Em uma delas, ontem, policiais agiram para dispersar a aglomeração que se formou no Mercado dos Peixes, no Mucuripe. Com sete barreiras fixas e mais blitze volantes atuando na Capital, 8.231 veículos tinham sido abordados.

Por meio de nota, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) afirmou que, durante a madrugada de sexta para sábado, "as equipes monitoraram pontos tradicionais de realização de feiras para coibir a montagem das estruturas para o comércio nos espaços públicos". Segundo o órgão, a ação se repetiria nesta madrugada para evitar que sejam montadas feiras no domingo.

Na avenida Bernardo Manuel, no bairro Itaperi, ontem, um paredão de som foi apreendido e o condutor do veículo foi multado. (Colaborou Fábio Lima)

 

O que você achou desse conteúdo?