Logo O POVO+
Weintraub entra nos EUA com passaporte diplomático
DOM

Weintraub entra nos EUA com passaporte diplomático

| DEMISSÃO | Apesar de ter anunciado saída do Ministério, Weintraub se apresentou como chefe da pasta no Brasil
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EX-MINISTRO da Educação, Abraham Weintraub, entrou nos Estados Unidos por Miami (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil EX-MINISTRO da Educação, Abraham Weintraub, entrou nos Estados Unidos por Miami

Dois dias depois de anunciar que deixaria o governo de Jair Bolsonaro, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, desembarcou, ontem, nos Estados Unidos, onde deve assumir o cargo de diretor-executivo do Banco Mundial. A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério da Educação, na manhã de ontem.

A pasta afirma que Weintraub chegou aos EUA por Miami. A viagem foi feita por meio de avião comercial e em classe econômica. Apesar de ter anunciado a saída do Ministério da Educação, Weintraub continuou como ministro e acessou o país estrangeiro se apresentando como chefe da pasta no Brasil. Como ministro de Estado, Weintraub tem direito a passaporte diplomático.

Leia também:

Advogado cearense entra com ação para impedir nomeação de Weintraub ao Banco Mundial

A assessoria do MEC não soube dizer qual é, neste momento, o paradeiro do ministro, nem se ele continua em Miami depois de ter desembarcado na cidade. Informou apenas que, apesar das restrições impostas pelos EUA aos brasileiros por causa da pandemia da Covid-19, Weintraub não foi impedido de entrar e que "comprou a passagem com dinheiro dele".

O Banco Mundial informou, por meio de nota, que recebeu a indicação do governo brasileiro para que Abraham Weintraub passe a integrar os quadros da instituição. O banco disse ter recebido uma comunicação oficial das autoridades brasileiras indicando Abraham Weintraub para diretor-executivo, representando o Brasil e demais países do seu grupo (constituency) no Conselho de Diretores-Executivos do Grupo Banco Mundial.

O tempo de seu mandato, no entanto, não passaria de três meses. "Se eleito pelo seu constituency, ele cumprirá o restante do atual mandato, que termina em 31 de outubro de 2020", diz a instituição, ressaltando que, daqui a quatro meses, "será necessária uma nova nomeação e nova eleição."

Weintraub anunciou quinta-feira passada, em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, a saída do MEC. Ele não revelou o motivo de estar deixando a pasta, mas disse que iria assumir uma representação brasileira na diretoria do Banco Mundial. (Da agência Estado)

Veja vídeo do anúncio da saída de Waintraub:

 

 

O que você achou desse conteúdo?