O TikTok foi o app que mais apareceu na home screen do smartphone do brasileiro em um ano, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. O sucesso foi potencializado pela busca por entretenimento em meio à quarentena. Plataforma para produção de vídeos curtos, conquistou o público juvenil e está entre os aplicativos mais baixados no Brasil e mundo nos últimos seis meses.
Renato Mendes, professor do Insper e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), especialista em startups e empreendedorismo, diz que, a partir do sucesso, era esperado que em algum momento o TikTok teria que criar uma lógica para monetizar a plataforma.
"Eles estão seguindo o caminho trilhado por todas as grandes redes sociais: criam uma experiência inovadora, bacana e gratuita, atraem milhões de pessoas e, em algum momento, se deparam com a necessidade de ganhar dinheiro com ela".
Recentemente, o app divulgou planos de investimento em conteúdos educacionais, além do mais novo projeto TikTok for Business. Uma solução projetada especialmente para marcas e profissionais de marketing, com ferramentas para que os produtores de conteúdo sejam mais criativos e tenham mais envolvimento com a comunidade TikTok.
O alcance da plataforma aumentou durante o isolamento. Só em abril, foram mais de 107 milhões de downloads e mais de 1,5 bilhão de usuários, segundo a SensorTower.