Ambientes caracterizados por aglomeração e comportamentos de maior risco de transmissão do novo coronavírus, bares e cinemas seguem sem data para reabrir em Fortaleza. O decreto estadual nº 33.700 publicado ontem, 1º, reforça que restaurantes e barracas de praia não poderão disponibilizar aos clientes música ao vivo, "lives", shows, jogos de futebol ou qualquer evento esportivo ou de entretenimento.
O documento veda ainda o funcionamento de teatros e de clubes, com exceção para as atividades esportivas restritas a 30% da capacidade desses últimos. A realização de eventos, de espetáculos e de transporte aquaviário para passeios turísticos também segue suspensa na Capital. Enquanto isso, alguns setores avançam.
A partir de segunda-feira, 3, os shopping centers poderão funcionar das 12h às 22h. São duas horas a mais em relação ao horário antigo, que ia até as 20h. Salões de beleza também têm ampliação e poderão encerrar os serviços às 20h.
Outra atividade que muda são os veículos de fretamento e turismo, que poderão funcionar com capacidade total em Fortaleza. Segundo o documento, as viagens poderão ser retomadas de forma completa contanto que os protocolos sanitários sejam cumpridos.
Em transmissão ao vivo na manhã desse sábado, o prefeito Roberto Cláudio afirmou que os indicadores na Cidade melhoram, mas dependem da colaboração de todos. "Estamos entrando na 12ª semana de queda de casos e de óbitos. Isso não aconteceu por acaso, mas exatamente pela prioridade absoluta que demos à preservação da vida."