Logo O POVO+
Tecnologia torna exames e diagnósticos mais práticos
DOM

Tecnologia torna exames e diagnósticos mais práticos

Laudos de exames por imagem são emitidos em minutos com a tecnologia da LabPacs
Edição Impressa
Tipo Notícia
JORGE MORAES, CEO da startup LabPacs, mostra equipamento que torna diagnóstico de exames por imagem mais prático (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO JORGE MORAES, CEO da startup LabPacs, mostra equipamento que torna diagnóstico de exames por imagem mais prático

A startup LabPacs, acelerada pela Casa Azul Ventures, desenvolveu uma solução para tornar o diagnóstico de exames por imagem mais prático para os médicos e, consequentemente, diminuir o tempo de entrega e o custo do procedimento para o paciente.

Na prática, o sistema possui algoritmos compactos que recebem exames de imagem dos equipamentos e são enviados para uma plataforma em nuvem para o médico acessar, diagnosticar e gerar o laudo remotamente.

"Observamos essa dor do mercado. No processo tradicional, a pessoa espera cerca de dois dias, pois não há a quantidade de profissionais suficiente para executá-los", explica o CEO da startup LabPacs, Jorge Moraes.

Praticidade e comodidade ao paciente

"Esse ponto, que gera lentidão na liberação do resultado, é transformado com a nossa solução, permitindo a emissão em minutos e de onde o profissional de saúde estiver", detalha. O paciente também consegue ter acesso, evitando que aqueles com dificuldade de deslocamento necessitem retornar à clínica apenas para buscar o laudo, por exemplo.

O negócio, formalizado em 2016, começou com sete clientes e hoje possui 80 espalhados por todo o Brasil. Dentre eles, os hospitais São Camilo (Cura d'Ars) e Gênesis, em Fortaleza. Durante o período, já foram realizados 1,8 milhão de exames. O recurso também é usado para viabilizar o diagnóstico em locais onde não há facilidade de acesso.

Diagnóstico e tratamento precoce

"Temos um cliente que leva o equipamento para fazer mamografia em uma carreta e viaja o interior do Ceará, dando a oportunidade de um diagnóstico e tratamento precoces a diversas mulheres destas regiões", exemplifica. Como o resultado passa a ser digitalizado, reduz o custo da impressão para as empresas e, consequentemente, deve chegar à ponta.

Os documentos ficam armazenados por 20 anos, garantido o cumprimento exigido pela legislação e facilitando que o paciente faça o acompanhamento e comparação do histórico da doença. A startup também tem serviços como robô de integração para sistemas legados, impressão sob demanda e outros.


O que você achou desse conteúdo?