Para o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT), a deputada federal Luizianne Lins é o único "ruído" no PT para o apoio do partido à candidatura de José Sarto (PDT) à Prefeitura de Fortaleza.
Ciro apontou o apoio do PT à candidatura de Ivo Gomes, em Sobral, assim como o PDT apoia o PT em Caucaia, diante da candidatura Elmano Freitas.
"É a réplica de uma aliança que só tem um ruído, que é a candidata Luizianne. Mas nós temos uma aliança com o PT, antiga. (...) Então, para mim, importa menos o partido e mais o compromisso", disse o ex-ministro.
Ciro Gomes revelou que o nome de Sarto foi escolhido, após a consulta aos 14 partidos aliados, pesquisas qualitativa e quantitativa, além de uma avaliação dos próprios pré-candidatos sobre quem deveria ser o candidato do PDT à sucessão de Roberto Cláudio.
Durante dois meses, o PDT trabalhou os nomes de Sarto, Salmito Filho, Samuel Dias, Idilvan Alencar e Ferruccio Feitosa.
No evento que homologou candidatura de Sarto, ontem, não faltaram referências ao governador Camilo Santana. "É essa parceria importante, para a sorte do nosso povo, na economia, na saúde, na educação e na segurança, do governador Camilo Santana, que faz parte dessa corrente que nós procuramos ajudar e que é uma imensa equipe", afirma.
Em coletiva após a convenção, o próprio candidato destacou parceria com Camilo em diversos projetos, mas reforçou que ele não estaria na campanha por questões partidárias.
Durante a fase da pré-campanha, Ciro e o próprio Camilo fizeram diversos esforços no sentido de unir pedetistas e petistas na disputa em Fortaleza. A negociação, no entanto, esbarrou na pré-candidatura da deputada Luizianne Lins (PT), já articulada no partido desde o início do processo eleitoral. (com Eliomar de Lima)