Logo O POVO+
A arte de desenhar animes e mangás
DOM

A arte de desenhar animes e mangás

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Mayara Rodrigues ganhou reconhecimento após divulgar seus trabalhos de FanArt nas plataformas sociais Youtube e Instagram (Foto: ARQUIVO PESSOAL)
Foto: ARQUIVO PESSOAL Mayara Rodrigues ganhou reconhecimento após divulgar seus trabalhos de FanArt nas plataformas sociais Youtube e Instagram

Aartista Mayara Rodrigues, de apenas 26 anos, se destacou entre a comunidade de fãs da cultura japonesa, após desenvolver técnica que ajuda iniciantes e avançados a aprimorar desenhos de animes e mangás. O Método FanArt, conforme a artista, consiste em reproduções inspiradas na admiração de personagens, que são queridos para os fãs. Por meio do interesse na cultura popular nipônica e tendo com base revistas de quadrinhos e seu próprio estilo artístico, Mayara lançou um curso e um canal no YouTube, onde divulga seu trabalho e orienta estudantes a evoluírem na arte.

Em entrevista ao O POVO, Mayara conta como desenvolveu o interesse pelo desenho e dá dicas para iniciantes que querem atuar profissionalmente no ramo da arte gráfica.

O POVO - Você tem ensinado técnicas de desenho para um grande público no YouTube. Quando começou seu interesse pela arte?

Mayara Rodrigues - Quando eu era criança, assistia muitos desenhos animados na TV, e queria reproduzir com as minhas próprias mãos os personagens que via ali. Eu lembro claramente de "fases" nas quais eu desenhava mais alguns personagens, e depois outras fases em que eu desenhava outros, conforme ia assistindo mais animes. Na minha adolescência eu tive meu primeiro contato com técnicas de desenho, pegando emprestado uma revistinha de um colega de escola. E, a partir dali, eu fui comprando minhas próprias revistinhas para aprender mais. À época, queria muito fazer um curso de desenho, mas não existia nenhum curso de desenho na cidade onde eu morava, e também não tinha condições financeiras para isso. Aos 18 anos, eu fui ter um contato maior com a internet - que ajudou muito no meu desenvolvimento também - e abri meu canal no YouTube.

OP - Na sua opinião, desenhar bem é dom ou habilidade?

Mayara - Não digo que é dom ou habilidade, e sim treinamento. Eu passei a vida inteira desenhando, e somente de uns quatro ou cinco anos para cá, eu posso dizer que meus desenhos estão satisfatórios. Desenhar é muito similar a tocar um instrumento. No instrumento, todo mundo sabe que é preciso muito estudo, treinamento, e que algumas pessoas vão ter um pouco mais de facilidades do que outras, mas, qualquer um pode aprender. No desenho é a mesma coisa.

OP - Qual conselho você dá para pessoas que querem começar a desenhar, sobretudo nesse estilo mais voltado para os animes e mangás?

Mayara - Comece a desenhar coisas que você gosta e tenha muita paciência. É uma prática que leva muito tempo, tanto no estudo quanto na produção de um trabalho final. Então, se você estiver emocionalmente envolvido com o objeto de desenho, seja um anime, algum personagem ou cena específica, vai ser mais fácil e rápido avançar nos estudos.

OP -Quais são seus animes favoritos e os mangakás que te inspiram?

Mayara - Meus animes favoritos são Naruto, Code Geass, Shingeki no Kyojin, Shigatsu wa Kimi no Uso, Kimetsu no Yaiba, Steins Gate, Fairy Tail, FullMetal Alchemist: Brotherhood, e muitos outros (risos). Agora os mangakás são Masashi Kishimoto, grupo Clamp, Tite Kubo, Hiro Mashima, Hiromu Arakawa, Tsugumi Oba, Takeshi Obata e Tadatoshi Fujimaki.

OP - Seu público atualmente é de mais de 1,2 milhão de inscritos no Youtube. Para se destacar e alcançar tanta gente, você chegou a desenvolver alguma técnica de ensino e de desenho?

Mayara - Sim. Eu vi muitas técnicas diferentes em revistas e na Internet, e reuni aquilo que foi mais efetivo para mim e desenvolvi minha própria téc

OP - Você tem um plano ousado de ensinar mais de 200 mil pessoas até 2025, e, atualmente, seu curso Método Fan Art já conta com mais de 100 mil alunos. Para chegar nesse objetivo, quais são os próximos passos?

Mayara - Continuar criando conteúdo e postando desenhos é o que eu devo fazer. Penso que o que atraiu um grande público para os meus desenhos e fez com que as pessoas quisessem aprender comigo foi o amor e a dedicação que eu tenho por eles.

 

O que você achou desse conteúdo?