Logo O POVO+
Wagner propõe dividir custos entre lojistas e feirantes da José Avelino
DOM

Wagner propõe dividir custos entre lojistas e feirantes da José Avelino

Candidato do Pros acusa gestão RC de "perseguir" comerciantes da via
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
WAGNER visitou comerciantes da José Avelino e sugeriu propostas
 (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira WAGNER visitou comerciantes da José Avelino e sugeriu propostas

Candidato do Pros à Prefeitura de Fortaleza, o deputado Capitão Wagner visitou ontem galpões de lojas e feirantes da rua José Avelino, onde ocorre tradicional feira de moda no Centro. Acusando a gestão Roberto Cláudio (PDT) de "perseguir" comerciantes da via, o candidato propôs uma série de medidas para regularizar e pacificar o comércio da região.

"Fortaleza já foi polo da moda no Nordeste, mas vem perdendo espaço. Nosso projeto é facilitar a vida de quem vem para Fortaleza adquirir nossos produtos. A gente tem visto uma perseguição grande aos ônibus que vem do Maranhão, Pará e outros estados para deixar dinheiro aqui, gerando emprego, renda. Na nossa gestão, vamos fazer justamente o contrário".

Atualmente, lojistas de galpões instalados na rua reclamam de competição "predatória" com feirantes informais que ocupam as calçadas da José Avelino. "Queremos organizar isso. A AMC vai atuar para organizar o trânsito na região, mas sem penalizar quem vem deixar recursos aqui. A Guarda Municipal vai proteger os feirantes, não persegui-los", afirma.

Para "equilibrar" situações entre quem vende dentro e fora de galpões, Wagner propõe uma série de medidas, como um cadastro de feirantes de rua e a organização de horários diferentes de funcionamento. Ele também propõe dividir custos entre quem está dentro dos galpões e comerciantes de rua, para incentivar a competitividade para os dois lados envolvidos.

"Hoje há uma competição predatória, se continuar dessa forma vai acabar atrapalhando quem está aqui e quem está nas ruas. Definindo outro horário de funcionamento e outras condições, cadastrando quem está na rua, cobrando e exigindo também de quem está na rua uma participação em relação aos custos para se organizar isso, a gente vai conseguir equilibrar".

O candidato também destaca que, com a crise do novo coronavírus, a Prefeitura precisará de "criatividade" com a informalidade. "A informalidade vai aumentar muito, com certeza, já que muitas empresas fecharam as portas. Então tem que ter habilidade para organizar o espaço público, mas deixando que as pessoas garantam recursos para alimentar suas famílias".

Além de passear pela José Avelino e cumprimentar feirantes, Capitão Wagner também participou de reunião com diretores de um dos maiores galpões instalados na rua. Na conversa, ouviu reivindicações do setor para maior organização do comércio na via. Mais cedo, ele realizou ato de campanha no Mercado São Sebastião, também no Centro.

 

O que você achou desse conteúdo?