Não há dúvidas que estamos na era dos influenciadores digitais, que são pessoas que criam e publicam conteúdos na internet, capazes de ter ascendência sobre opiniões, comportamentos e manifestações de seus seguidores. Maraesa Silva é uma delas. Só que tem uma diferencial. Ela é uma boneca.
Com mais de 50 mil seguidores no Instagram, a Doll Influencer, cearense, mostra seu cotidiano na rede social e se intitula uma mulher empoderada que sabe do seu valor, dos seus objetivos e das lutas que enfrenta para conseguir conquistar tudo o que deseja. Quem administra esse perfil de sucesso nas redes sociais é Bárbara Saboia, pedagoga , 25 anos que mora em Cascavel, município do litoral Leste.
O POVO - Como surgiu a ideia de fazer redes sociais para a boneca?
Bárbara Saboia - Na minha pré-adolescência, encontrei na internet um blog que postava lançamentos da Barbie, o que despertou em mim, a vontade de criar um blog para postar fotos e compartilhar as histórias que eu imaginava para elas. Depois de um tempo, abandonei o blog. Os anos passaram, mas minha paixão por Barbie sempre permaneceu, um dia no Facebook, encontrei perfis de bonecas, nos quais elas pareciam ter "vida", foi então que criei um perfil na rede para minha boneca, porém, nunca gostei da plataforma do Facebook, e logo desisti de lá. Mais uma vez, navegando na internet, descobri o perfil oficial da Barbie no Instagram, e isso foi o que me inspirou a criar uma conta no Instagram também. A princípio, não criei a conta com a Maraesa, usei outras Barbies antes dela, só no ano de 2018 que passei a usar a Barbie que hoje tornou-se a personagem Maraesa Silva.
O POVO - Explica melhor o que é uma Doll influencer?
Bárbara Saboia - Passei a usar esse termo, baseado nas digitais influencers, que são pessoas que conquistam um público, dentro de um determinado nicho, e de certa forma, torna-se referência para seus seguidores. Então, apenas troquei o "digital" por "doll", já que doll traduzida do inglês, significa boneca. Basicamente uma Doll Influencer é uma boneca influenciadora.
O POVO - Como funciona essa história que você criou para a boneca, com marido e filhos?
Bárbara Saboia - A princípio, a Maraesa não teria uma família, seria apenas ela, e vez ou outra uma amiga. Então, lembrei de um boneco Ken que estava guardado, fiz um post em que ele se apresentava como "namorado", raramente ele aparece, pois é tímido, e a partir daí, foram surgindo outros personagens, como a irmã, mãe, mais algumas amigas. Até que veio o pedido de noivado, o casamento, e uma filha. Vou imaginando e criando a história, e em meio a isso, novos personagens podem surgir.
O POVO - Como surgiu o nome Maraesa? E por quê ela se intitula empoderada?
Bárbara Saboia - O nome me veio à cabeça, do nada! No dia em que fui comprá-la no shopping. Hoje, digo que é uma junção de mar natureza , mas a verdade é que não sei de onde tirei. Ela se intitula empoderada, pois é dona de si! Uma mulher moderna, independente, que sabe do seu valor, dos seus objetivos e das lutas que enfrenta para conseguir conquistar o que quer.
O POVO - As bonecas são muito caras ?
Bárbara Saboia - Depende da coleção. No caso da Maraesa, que é de uma coleção das playlines fashionistas, varia de 70,00 até 200,00 reais. Porém, o corpo das bonecas dessa coleção, não tem articulações, e uma boneca com corpo articulado, custa no mínimo 100,00 reais.