Logo O POVO+
Hora de ligar o alerta
DOM

Hora de ligar o alerta

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Saude mental durante a pandemia (Foto: luciana pimenta)
Foto: luciana pimenta Saude mental durante a pandemia

Depressão e ansiedade são doenças que apresentam uma ampla lista de sintomas que podem se manifestar de formas diferentes em cada pessoa. Nos idosos, sintomas físicos mais intensos ou alterações cognitivas podem aparentar demência. É o que se chama pseudodemência, segundo Camila Herculano, psiquiatra do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC), e membro da diretoria da Sociedade Cearense de Psiquiatria (Socep). Dessa forma, a depressão em idosos pode se manifestar por meio de alteração de memória, dificuldade de tomar decisão, dores e sensação de fadiga. Na ansiedade, a médica aponta que os idosos costumam ter quadros fóbicos com mais frequência.

São as dores crônicas ou inespecíficas que a psiquiatra e psicoterapeuta Elisabeth Sene-Costa, membro do conselho científico da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), enfatiza como diferenças da manifestação da depressão nessa faixa etária. “Ele (o idoso) muitas vezes procura um clínico, que logicamente vai pedir uma série de exames e às vezes vai constatar que não tem nada, mas não observa melhor outros sintomas que a pessoa pode estar apresentando e que vão formar os critérios para o diagnóstico da depressão.”

Idosos também podem apresentar desconforto abdominal, diarreia e tonturas, sintomas que às vezes não acontecem nos adultos, conforme explica a psiquiatra. As dores também podem gerar hipocondria nos pacientes, que passam a imaginar doenças que podem estar relacionadas a elas.

A psicóloga clínica Fernanda Marinho, especialista em saúde do idoso e sócia-diretora do Instituto Empathie, chama atenção para as mudanças bruscas de comportamento. Se a pessoa deixa de ter atenção para o autocuidado, não quer mais tomar banho ou lavar o cabelo, por exemplo, pode ser um sinal de depressão.

Tornar-se muito fechado e irritadiço também podem ser indícios de algum dos transtornos. “Existem sintomas específicos, mas eu gosto sempre de observar questões comparativas. Antes da pandemia e depois que ela começou. Pessoas começaram a gastar muito (em) compras pela internet. O excesso e a falta é que fazem com que fiquemos mais atentos.” 

O que você achou desse conteúdo?