Logo O POVO+
Multivacinação ocorre em todos os postos de saúde
DOM

Multivacinação ocorre em todos os postos de saúde

| Dia D| Neste sábado, 17, aconteceu o "Dia D" da Campanha Nacional de Multivacinação, que começou dia 5 de outubro e segue até dia 30
Edição Impressa
Tipo Notícia
Fila para vacinação no posto Paulo Marcelo, no Centro de Fortaleza (Foto: Fábio Lima)
Foto: Fábio Lima Fila para vacinação no posto Paulo Marcelo, no Centro de Fortaleza

Na manhã deste sábado, 17, a dona de casa Cleline Rodrigues, 34, levou o pequeno Alexandre Filho, de dois anos, ao posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro. O objetivo era que a criança tomasse a vacina antirrábica, após ter sido mordida por um cachorro na última quarta-feira, 14.

Além disso, ela também aproveitaria o "Dia D" da Campanha de Vacinação contra Poliomielite para garantir a proteção do filho contra a paralisia infantil.

No domingo, as unidades Paulo Marcelo, no Centro, e Messejana estarão funcionando das 8h às 17 horas exclusivamente para imunização.

Apesar do receio por conta da pandemia, Cleline aponta a importância de manter a caderneta de vacinação do filho em dia. "Não perco nenhuma campanha", afirma. Ontem, 17, foi o "Dia D" de mobilização nacional, mas a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação teve início em 5 de outubro e segue até o próximo dia 30.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no "Dia D", a vacinação ocorre em 144 locais da Capital, incluindo postos de saúde e pontos estratégicos montados em escolas, supermercados, igrejas e associações. "A ampla oferta visa evitar aglomerações durante a data", apontou a pasta, em nota.

"A poliomielite, pólio ou paralisia infantil é uma doença grave que pode comprometer a musculatura e levar à atrofia, principalmente nos membros inferiores. O poliovírus continua circulando no mundo, em dois países, Afeganistão e Paquistão, e, enquanto tivermos a circulação do vírus, precisamos continuar vacinando nossas crianças", alerta Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS, em vídeo disponibilizado à imprensa.

Até o final de outubro, também estará sendo realizada a campanha de vacinação contra sarampo, com foco nas pessoas de 20 a 49 anos de idade.(Colaborou Ítalo Cosme)

 

O que você achou desse conteúdo?