Logo O POVO+
Menos filas, mais tecnologia
DOM

Menos filas, mais tecnologia

Edição Impressa
Tipo Notícia
Pague Menos amplia parcerias e rede de serviços (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO Pague Menos amplia parcerias e rede de serviços

Considerada uma das redes do varejo farmacêutico com um dos maiores percentuais de tecnologia embarcada em seus processos, a cearense Pague Menos - a terceira maior rede do Brasil - viu na pandemia a participação das vendas no e-commerce e aplicativo de delivery, praticamente, dobrar no primeiro semestre de 2020.

Mas não só isso. O ticket médio teve aumento de quase 25% só no segundo trimestre de 2020, a partir do início da pandemia no País, ante igual período de 2019. Também houve maior adesão dos clientes por soluções e serviços que vão além da venda de medicamentos, explica o vice-presidente de digital, operações e expansão da Pague Menos, José Rafael Vasquez.

"A pandemia de Covid-19 trouxe consequências para todos os setores da economia. O varejo farmacêutico, como uma área essencial, não foi a exceção desse cenário. Para a Pague Menos, foi uma oportunidade de assumir seu protagonismo e reforçar que estamos disponíveis o tempo todo para cuidar dos brasileiros, como um verdadeiro hub de saúde que somos".

Mais comodidade ao cliente

Ele explica que, entre os serviços da empresa que cresceram no período, está a opção do Clique & Retire, que oferece a possibilidade do cliente realizar a compra pelo site e retirar na loja sem custo extra. Além da chamada prateleira infinita, nos casos em que o produto não está disponível na loja, mas o cliente poderia realizar a compra e receber a mercadoria em casa. Essa seria uma solução para evitar as temidas "rupturas", quando o cliente acaba desistindo da compra toda por não ter um dos itens que busca.

"Com o isolamento social, percebemos também que o cliente deixou de se deslocar por diversas vezes até os estabelecimentos, optando por realizar compras maiores de uma única vez", observa Vasquez.

A rede também foi uma das primeiras no País a oferecer testes rápidos para Covid-19. Hoje, o serviço está disponível em mais de 150 lojas do grupo, em 23 estados. Só no Ceará, são 45 unidades. Também cresceu a procura por vitaminas e suplementos. "Foram categorias que observamos aumento significativo. E acreditamos que esse comportamento vai perdurar", reforça.

Consultas médicas remotas

Outra mudança foi a possibilidade de o cliente realizar consultas médicas a distância, com o uso da telemedicina, nos consultórios Clinic Farma, e também o recebimento de prescrições médicas digitalizadas.

Clientes que morassem a até 1 km de distância da loja também puderam contar com o serviço chamado de "Delivery na Vizinhança", que permite compras por telefone e entrega dos produtos em casa, com frete grátis.

Vasquez reforça, no entanto, que ainda que a digitalização seja o futuro do relacionamento com o consumidor, a ideia é sempre reforçar todos os pontos de contato com os clientes. "Por isso, a rede de farmácias Pague Menos conta com mais de 1.100 lojas no País, em sua maioria, nos estados do Norte e Nordeste".

 

O que você achou desse conteúdo?