Considerada uma das redes do varejo farmacêutico com um dos maiores percentuais de tecnologia embarcada em seus processos, a cearense Pague Menos - a terceira maior rede do Brasil - viu na pandemia a participação das vendas no e-commerce e aplicativo de delivery, praticamente, dobrar no primeiro semestre de 2020.
Mas não só isso. O ticket médio teve aumento de quase 25% só no segundo trimestre de 2020, a partir do início da pandemia no País, ante igual período de 2019. Também houve maior adesão dos clientes por soluções e serviços que vão além da venda de medicamentos, explica o vice-presidente de digital, operações e expansão da Pague Menos, José Rafael Vasquez.
"A pandemia de Covid-19 trouxe consequências para todos os setores da economia. O varejo farmacêutico, como uma área essencial, não foi a exceção desse cenário. Para a Pague Menos, foi uma oportunidade de assumir seu protagonismo e reforçar que estamos disponíveis o tempo todo para cuidar dos brasileiros, como um verdadeiro hub de saúde que somos".
Ele explica que, entre os serviços da empresa que cresceram no período, está a opção do Clique & Retire, que oferece a possibilidade do cliente realizar a compra pelo site e retirar na loja sem custo extra. Além da chamada prateleira infinita, nos casos em que o produto não está disponível na loja, mas o cliente poderia realizar a compra e receber a mercadoria em casa. Essa seria uma solução para evitar as temidas "rupturas", quando o cliente acaba desistindo da compra toda por não ter um dos itens que busca.
"Com o isolamento social, percebemos também que o cliente deixou de se deslocar por diversas vezes até os estabelecimentos, optando por realizar compras maiores de uma única vez", observa Vasquez.
A rede também foi uma das primeiras no País a oferecer testes rápidos para Covid-19. Hoje, o serviço está disponível em mais de 150 lojas do grupo, em 23 estados. Só no Ceará, são 45 unidades. Também cresceu a procura por vitaminas e suplementos. "Foram categorias que observamos aumento significativo. E acreditamos que esse comportamento vai perdurar", reforça.
Outra mudança foi a possibilidade de o cliente realizar consultas médicas a distância, com o uso da telemedicina, nos consultórios Clinic Farma, e também o recebimento de prescrições médicas digitalizadas.
Clientes que morassem a até 1 km de distância da loja também puderam contar com o serviço chamado de "Delivery na Vizinhança", que permite compras por telefone e entrega dos produtos em casa, com frete grátis.
Vasquez reforça, no entanto, que ainda que a digitalização seja o futuro do relacionamento com o consumidor, a ideia é sempre reforçar todos os pontos de contato com os clientes. "Por isso, a rede de farmácias Pague Menos conta com mais de 1.100 lojas no País, em sua maioria, nos estados do Norte e Nordeste".