A rede de farmácias Raia Drogasil (RD), em seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos, anunciou a estratégia de consolidar o conceito de "nova farmácia" e posicionar as lojas e canais digitais da rede como um hub de saúde integral já em 2021.
Na prática, o grupo que é líder no varejo farmacêutico do Brasil, com mais de 2,2 mil lojas, sendo 37 no Ceará, pretende, além de ampliar o leque de serviços oferecidos nas lojas físicas, também avançar no campo digital com a criação de marketplace (portal de vendas online colaborativo) tanto de produtos, como de serviços ligados à saúde e bem-estar.
Na plataforma de produtos, por exemplo, passariam a ser ofertados itens de diferentes categorias, como óculos de grau, lentes de contato e medicamentos manipulados. Um primeiro passo já foi dado com a aquisição da startup Manipulaê, em que os usuários conseguem cotar e comprar medicamentos manipulados em mais de 200 farmácias especializadas.
Já na plataforma de serviços, prevista para estar em pleno funcionamento no primeiro trimestre do próximo ano, seria possível encontrar opções de telemedicina, psicólogo e treinador físico, por exemplo.
De acordo com o presidente da rede, Marcilio Pousada, hoje, da base de mais de 40 milhões de clientes ativos, cerca de 4 milhões já são clientes dos canais digitais da empresa. A ideia é ampliar isso. "A farmácia é o elo da cadeia da saúde, com a maior capilaridade e frequência de compra. Por isso, estamos ressignificando o seu papel, fortalecendo-a como uma base para o cuidado da saúde integral dos consumidores", afirma.
Ele reforça que, com a pandemia, os canais digitais representaram 7% das vendas da empresa, com mais de 25 mil pedidos diários e 25 milhões de acessos mensais. Alta de sete vezes, se comparado ao período pré-pandemia.
O grupo também iniciou, na semana passada, as operações da Stix, joint-venture firmada em parceria com o Grupo Pão de Açúcar (GPA), que vai possibilitar uma coalizão dos programas de fidelidade das marcas. Na prática, os clientes Pão de Açúcar, Droga Raia, Extra e Drogasil podem juntar pontos dos programas de fidelidade em uma única carteira. Até 2022, a rede também pretende inaugurar mais 480 lojas em todo o País.