Logo O POVO+
Cientistas políticos ressaltam importância do debate na campanha de 2020
DOM

Cientistas políticos ressaltam importância do debate na campanha de 2020

| Pandemia | Restrição aos eventos de rua tornam espaços mais necessários, para especialistas. Grupo de Comunicação O POVO partirá na frente
Edição Impressa
Tipo Notícia

José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros) estarão frente a frente pela primeira vez, no segundo turno, nesta segunda-feira (23), às 18 horas. O Grupo de Comunicação O POVO convidou os dois candidatos buscando criar um espaço para debater ideias e esclarecer propostas para o eleitorado.

Para Monalisa Torres, professora da Uece e pesquisadora do Laboratório de Política, Eleições e Mídia (Lepem-UFC), o debate é o momento em que os candidatos saem da zona de conforto.

"Na propaganda eleitoral você tem os candidatos apresentando a sua melhor imagem, no debate você coloca essas propostas em confronto. Em um momento de improviso, o candidato coloca em cheque a capacidade de articulação e de produzir uma melhor imagem", relata.

Cleyton Monte, cientista político, professor universitário e pesquisador do Lepem acredita que o primeiro debate do segundo turno é esclarecedor para o eleitor entender qual postura será abordada pelos candidatos.

"Os debates são fundamentais nesse momento, no qual estamos com restrições nas campanhas de rua. O encontro é ainda mais importante em um cenário competitivo como esse que estamos vivendo. O primeiro debate entre os candidatos é muito importante, porque nele você já enxerga quais vão ser as estratégias seguidas na reta final", afirma.

Monalisa aborda o debate diante do cenário apresentado pela primeira pesquisa Datafolha para prefeito de Fortaleza, neste segundo turno das eleições 2020. Os números mostram Sarto com 59% das intenções de voto e Wagner com 41%.

"Nas propagandas eleitorais é fácil o candidato controlar o ambiente. No debate, do ponto de vista de estratégia, a depender de como eles estarão preparados, o encontro pode ser favorável ao candidato em desvantagem", declara a pesquisadora.

O debate entre Sarto e Wagner, em Fortaleza, poderá ser acompanhado por meio dos veículos do O POVO, em uma perspectiva multiplataforma: Canal FDR - antiga TV O POVO -, portal de notícias O POVO Online, Rádio O POVO CBN (FM 95,5 e AM 1.010) e mídias sociais (Facebook e Youtube) do O POVO Online. A edição impressa do O POVO trará uma ampla cobertura, com repercussão, bastidores e análises no dia seguinte.

O POVO realizou a cobertura eleitoral durante todo o ano de 2020. Todas as pré-candidaturas que estavam postas foram entrevistadas, além de uma série de diálogos com todos os prefeituráveis. (Gabriel Borges)

O que você achou desse conteúdo?