Logo O POVO+
FRASES
DOM

FRASES

Edição Impressa
Tipo Notícia
Pessoas participam de protesto contra a morte de João Alberto Silveira Freitas em frente ao supermercado Carrefour, onde foi espancado, em Porto Alegre, RS, Brasil, em 20 de novembro de 2020. - Morte de um negro homem na noite de quinta-feira após ser espancado por seguranças brancos em um supermercado do grupo Carrefour em Porto Alegre desencadeou uma onda de indignação no Brasil, que nesta sexta-feira comemora o Dia da Consciência Negra. (Foto de SILVIO AVILA / AFP) (Foto: SILVIO AVILA / AFP)
Foto: SILVIO AVILA / AFP Pessoas participam de protesto contra a morte de João Alberto Silveira Freitas em frente ao supermercado Carrefour, onde foi espancado, em Porto Alegre, RS, Brasil, em 20 de novembro de 2020. - Morte de um negro homem na noite de quinta-feira após ser espancado por seguranças brancos em um supermercado do grupo Carrefour em Porto Alegre desencadeou uma onda de indignação no Brasil, que nesta sexta-feira comemora o Dia da Consciência Negra. (Foto de SILVIO AVILA / AFP)

“Quando eu fui tentar ajudar, o segurança me empurrou e aconteceu essa tragédia. A última coisa que ele falou para mim foi: 'Milena, me ajuda'”

MILENA BORGES ALVES, cuidadora de idosos, mulher do soldador João Alberto Silveira Freitas, 40, morto ser espancado por dois seguranças do Carrefour - um deles policial militar temporário, em Porto Alegre. Os dois foram presos

 

“O Dia da Consciência Negra amanheceu com a escandalosa notícia do assassinato bárbaro de um homem negro espancado em um supermercado. O episódio só demonstra que a luta contra o racismo e contra a barbárie está longe de acabar. Racismo é crime!”

GILMAR MENDES, ministro do STF sobre o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, 40, espancado até a morto por dois homens, em um supermercado Carrefour no Rio Grande do Sul, na quinta-feira, 19

 

“O bárbaro homicídio praticado no Carrefour escancara a obrigação de sermos implacáveis no combate ao racismo estrutural, uma das piores chagas da sociedade”

ALEXANDRE DE MORAES, ministro do STF

 

“Parece que a gente não tem saída... Mataram um homem negro espancado na frente das câmeras. A violência e o ódio perderam de vez o pudor e a vergonha”

RICHARLISON ANDRADE, jogador do time inglês Everton e da Seleção Brasileira

Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão
Foto: Bruno Batista/ VPR
Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão

“Lamentável, né? ... Para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil. Isso não existe aqui”

HAMILTON MOURÃO, vice-presidente da República, sobre o assassinato de João Alberto Silveira Freitas

Governador Camilo Santana
Foto: DIVULGAÇÃO
Governador Camilo Santana

“Não podemos admitir que a política que fortalece e explora a violência unicamente com objetivos pessoais possa sobressair neste segundo turno... O que está em jogo é a defesa da nossa capital cearense”

“Representa o candidato de Bolsonaro, o candidato da intolerância, o candidato do ódio. O que há de pior na política. Não posso ficar calado diante da gravidade que corre a capital cearense”

CAMILO SANTANA (PT), governador do Ceará, em coletiva para anunciar apoio a José Sarto (PDT) na disputa pela Prefeitura de Fortaleza

Candidato Capitão Wagner (Pros)
Foto: DIVULGAÇÃO
Candidato Capitão Wagner (Pros)

“É feio e triste ver o governador se humilhar a esse ponto. Ele se prestou ao papel de ser garganta de aluguel do Ciro e do Cid”

“A falta de posição, de compromisso e de coragem do governador fez com que apoiasse o candidato que estava batendo nela. Entregou Luizianne ao ataque dos Ferreira Gomes e do Sarto”

CAPITÃO WAGNER, (Pros), candidato a prefeito de Fortaleza, que chamou Camilo de covarde por não ter defendido Luizianne Lins (PT) dos ataques da campanha do PDT

 

“Psol, PT e PCdoB declararam apoio, e nós respeitamos. Embora já disseram ontem na coletiva que vão ser oposição. Quer dizer que não acreditam no Sarto?”

EDUARDO GIRÃO (Podemos), senador e coordenador da campanha de Capitão Wagner (Pros) à Prefeitura de Fortaleza

Renato Roseno
Foto: OP
Renato Roseno

“Não vamos fugir das nossas responsabilidades. Em Fortaleza, é urgente derrotar o bolsonarismo. Nesse segundo turno, vote 12”

RENATO ROSENO, candidato do Psol a prefeito de Fortaleza, ao anunciar apoio a José Sarto (PDT) no segundo turno

 

“Poderia ser conveniente a neutralidade, mas não adianta ser neutro e depois chorar. Bolsonaro ganhar em Fortaleza é fazer aqui a base para reeleição”

CÉLIO STUDART, candidato do PV a prefeito de Fortaleza, ao declarar apoio a José Sarto (PDT) no segundo turno

 

“A esquerda ressuscitou”

FILIPE MARTINS, assessor especial para assuntos internacionais do governo, pelo Twitter, após a derrota dos candidatos bolsonaristas nas eleições municipais

 

“Grupos extremistas que se empenham em desacreditar as instituições, clamam pela volta da ditadura e muitos deles são investigados pelo Supremo Tribunal Federal”

MINISTRO LUÍS ROBERTO BARROSO, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevista coletiva, sobre operação para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro

 

“Acredito que o discurso da antipolítica é sempre falso. É que nem o discurso anticiência, antiarte. A modernidade não vive sem ciência, arte e política”

FERNANDO HADDAD (PT), ex-candidato à Presidência da República em disputa contra Jair Bolsonaro, durante entrevista ao UOL, fazendo referência ao presidente da República

 

“É necessário derrotar o projeto neoliberal representado por Bruno Covas, João Doria e Bolsonaro, motivo pelo qual o PT paulistano entende a importância de eleger Guilherme Boulos prefeito”

TRECHO da nota do Partido dos Trabalhadores (PT), na qual anunciou apoio a Guilherme Boulos (Psol) na disputa pela Prefeitura de São Paulo

Luíza Erundina
Foto: ABR; Antonio Cruz/ Agência Brasil
Luíza Erundina

“A velhice não é doença, não é defeito, a velhice não impede o sonho. Portanto o sonho que me move, em relação às transformações que a sociedade precisa, não envelheceu”

LUIZA ERUNDINA (Psol), candidata a vice na chapa de Guilherme Boulos na disputa à Prefeitura de São Paulo, ao ser indagada se não estava na hora de se aposentar da política, afirmando que o seu projeto de vida não termina no seu tempo

 

“Claro que são notícias encorajadoras, mas não é tempo de sermos complacentes com a pandemia... O melhor jeito de reabrir a economia é derrotando a pandemia”

TEDROS ADHANOM, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), manifestando cautela no dia em que a indústria Moderna anunciou sua vacina com 94,5% de eficácia contra a Covid-19

 

“Testes de vacina trazem ótimas notícias, mas não estamos livres para voltar às ruas”

ÁTILA IAMARINO, biólogo e pesquisador, divulgador científico no YouTube

PRESIDENTE eleito dos  EUA, Joe Biden
Foto: ANGELA WEISS / AFP
PRESIDENTE eleito dos EUA, Joe Biden

“Não tem nada de macho sobre não usar máscara”

JOE BIDEN, presidente eleito dos EUA, em alerta sobre o uso da máscara num pronunciamento sobre os planos para enfrentar a pandemia

"Se Trump continua retardando a transição, mais gente pode morrer”

JOE BIDEN, presidente eleito dos Estados Unidos, sobre as dificuldades com a transição e a crise do novo coronavírus

Michele Obama: documentário na Netflix retrata momentos marcantes de sua trajetória
Foto: divulgação
Michele Obama: documentário na Netflix retrata momentos marcantes de sua trajetória

“Donald Trump espalhou mentiras racistas sobre o meu marido, que colocaram minha família em perigo. Não era algo que estivesse pronta para perdoar. Por causa do nosso país, tinha que encontrar força e maturidade para deixar minha raiva de lado. Então recebi Melania Trump na Casa Branca e falei com ela sobre minha experiência”

MICHELLE OBAMA, ex-primeira dama dos Estados Unidos, pelo Instagram, criticando a postura de Donald Trump sobre a vitória de Joe Biden

 

“O Brasil lutará para que prevaleça em um mundo pós pandemia um sistema internacional pautado pela liberdade, pela transparência e segurança. Para que isso se concretize, é fundamental defender a democracia e as prerrogativas soberanas dos países”

JAIR BOLSONARO, presidente da República, na reunião de cúpula dos Brics, recorrendo ao discurso do governo de Donald Trump para criticar o Partido Comunista Chinês e ‘sua suposta ameaça à ordem internacional’

 

“A história nos mostra que o multilateralismo pode evitar guerras”

XI JINPING, presidente da China, na cúpula dos Brics, alertando para o risco de abandonar o multilateralismo e afirmando que isolacionismo ‘vai aumentar a tensão e a possibilidade de conflitos’. Ele também pediu os países dos Brics saiam em defesa do direito internacional e da ONU

 

“Sei o que é encarar o mal de frente. Vi o pior da humanidade, mas agora me considero o homem mais feliz da terra... Odiar alguém é uma doença. Destrói seu inimigo, mas, no processo, te destrói também”

EDDIE JAKU, 100 anos, sobrevivente do Holocausto, em entrevista à BBC News, sobre o livro que está lançando “O homem mais feliz do mundo”

Ludmilla
Foto: DIVULGAÇÃO
Ludmilla

“No início da carreira, chorava porque só queria ser aceita. Depois que percebi a importância de ser empoderada, ninguém mais pode me parar”

LUDMILLA, cantora, que administra a própria carreira, em entrevista ao site Universa

 

“Foi uma surpresa... Não esperava um convite nesse momento... Mas a única exceção que eu faria seria uma proposta do Flamengo”

ROGÉRIO CENI, treinador do Flamengo sobre sua saída do Fortaleza

Ator brasileiro Rodrigo Santoro
Foto: Reprodução/Instagram
Ator brasileiro Rodrigo Santoro

“A natureza mostra que nós é que somos inquilinos neste planeta e precisamos cuidar muito melhor”

RODRIGO SANTORO, ator, que faz a narração da série “Sobrevoando”, da National Geographic, descrevendo paisagens, formações geológicas, relação das cidades com a natureza

O que você achou desse conteúdo?