No clima de feriado prolongado, o primeiro sábado de 2021 trouxe fluxo intenso para a orla da Capital. Durante a tarde, O POVO circulou pela Praia de Iracema e pela avenida Beira-Mar. No ponto conhecido como Praia dos Crush, dezenas de guarda-sóis ocupavam a areia dando abrigo aos banhistas. Muitos brincavam na orla e aproveitavam o mar para se refrescar.
“A impressão que eu tenho é que as pessoas ficaram com medo de que a praia fosse estar fechada e não vieram. Hoje tem mais gente que ontem, mas ainda assim é pouco”, afirma Nicole Montenegro, que há cinco anos vende bebidas e salgadinhos no espigão da avenida Rui Barbosa. "O pessoal vem mais tomar um banho no mar, mas não consome", completa.
No calçadão da Praia de Iracema, o fluxo era de famílias passeando e pessoas praticando esportes. A maioria dos pedestres estavam sem máscaras ou as carregavam nas mãos. "Trabalho aqui há pouco tempo e percebo que às vezes o movimento para, às vezes aumenta. Nesses dias te tido bastante turista", vendedora de açaí Bruna das Chagas. "Existe o risco da pandemia, mas precisamos trabalhar. Estou sempre de máscara e tenho água e álcool para limpar as mãos", enfatiza.
Entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro, o Governo estadual e a Prefeitura de Fortaleza implantaram um plano especial de Ano Novo. Ações orientativas e de ordenamento do espaço público visaram fiscalizar e impedir situações de desrespeito aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informaram ao O POVO que um balanço das ações deve ser divulgado na segunda-feira, 4.