Logo O POVO+
Impeachment de Trump será apresentado na segunda
DOM

Impeachment de Trump será apresentado na segunda

| EUA | Documento foi assinado por 180 parlamentares. Pelosi diz que seguirá com processo mesmo se Pence não invocar 25ª emenda
Edição Impressa
Tipo Notícia
NANCY Pelosi pretende seguir adiante com processo de impeachment de Trump
 (Foto: ALEX WONG / AFP)
Foto: ALEX WONG / AFP NANCY Pelosi pretende seguir adiante com processo de impeachment de Trump

O documento com artigo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será apresentado na Câmara dos Representantes nesta segunda-feira, 11, informou ontem o deputado Ted Lieu. Segundo ele, a versão preliminar do texto elaborado por democratas já conta com assinaturas de 180 parlamentares.

O rascunho da resolução acusa Trump de ter deliberadamente incitado apoiadores a invadirem o Congresso americano, na última quarta-feira, 6, para impedir a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições. A manifestação, que se seguiu a um discurso do presidente, terminou em violência e causou pelo menos cinco mortes.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, tem pressionado o vice-presidente Mike Pence a invocar a 25ª emenda da Constituição, pela qual o gabinete pode destituir o chefe de Estado caso julgue que ele é incapaz de exercer a Presidência. Porém, ela já afirmou que seguirá em frente com o impeachment se Pence não acatar a recomendação.

Pressionado, Trump finalmente admitiu a derrota para Biden e assegurou que haverá uma transição pacífica, depois de passar meses tentando invalidar o resultado eleitoral sob acusações infundadas de fraude. Mesmo assim, o gesto não conseguiu conter o coro pelo impeachment entre democratas.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Não está claro se a proposta conseguirá apoio dos republicanos. Segundo memorando assinado pelo líder da maioria no Senado, Mitch McConnell e obtido pelo The Washington Post, é improvável que a Casa tenha tempo de votá-la antes do fim do mandato de Trump, marcado para 20 de janeiro, às 12 horas no horário de Washington.

Questionado sobre se endossaria os planos democratas, Biden respondeu de forma evasiva e se limitou a afirmar que a decisão sobre a destituição cabe ao Congresso. (Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?