Dentro do processo de reestruturação dos bancos tradicionais, os aportes em tecnologia ganham robustez. Esta já era uma tendência que vinha crescendo em anos anteriores - na passagem de 2018 para 2019, por exemplo, os aportes em novos investimentos na área cresceram 48%, segundo a Febraban -, mas que deram um salto significativo, no ano passado, em função dos novos hábitos adquiridos pelos consumidores na pandemia.
O Itaú informou, por exemplo, que até o terceiro trimestre do ano passado conseguiu ampliar em 73% as funcionalidades entregues em suas aplicações e sistemas, no comparativo com igual trimestre do ano anterior, e fechou 272 agências físicas no País.
O próprio Banco do Brasil encerrou 67 unidades no ano passado. Mas ressalta que este movimento veio dentro do processo de reestruturação para especialização do atendimento, que teve sua expansão iniciada em 2017 com a criação de agências e escritórios de negócios digitais. Para este ano, está prevista a abertura de 14 escritórios leves digitais, que se somam aos dois já existentes em Bauru (SP) e Recife (PE).
Também informa que, desde abril, o aplicativo do banco ganhou mais de 4,7 milhões de usuários, totalizando 19,4 milhões, com uma média diária de crescimento 273% maior do que no período anterior à pandemia.
No planejamento do Bradesco do ano passado, estava prevista redução de 1.100 agências, sendo que 700 devem ser convertidas em satélites ou unidades de negócio e 400 encerradas. Destas, 683 já haviam sido efetivadas até setembro, quando foi divulgado o balanço do terceiro trimestre.
E mesmo com as longas filas que se formaram em frente às agências em milhares de cidades, a Caixa Econômica Federal também conseguiu avançar consideravelmente em seu processo de transformação digital. No ano passado, em função do aplicativo Caixa Tem, criado para atender ao auxílio emergencial, a instituição registrou a abertura de 105 milhões de contas digitais gratuitas. Deste total, 35 milhões foram para pessoas que não eram bancarizadas.
Com a mudança, as transações com meios de pagamentos digitais passaram a representar no terceiro trimestre, 80,4% de participação no total de transações efetuadas, excluindo-se aquelas realizadas nas unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e rede parceira compartilhada. Em igual período, foram abertos dois programas de demissão voluntária (PDVs), mas a instituição não informou o quantitativo de adesões, embora tenha sido questionada sobre isso.
Já no Banco do Nordeste, no ano passado, o Programa de Incentivo ao Desligamento (PID) contou com a participação de 133 empregados. Mas, nenhuma agência foi fechada no período. A instituição também informou que não há previsão de novos programas de desligamento ou fechamento de agências até o momento.
Por outro lado, os investimentos em tecnologia devem seguir com força. No ano passado, foram lançados, dentre outros produtos, aplicativos como o BNB Agro e o do Crediamigo, além de aportes para automatização de contratações e novas plataformas de crédito.
Para este ano, a instituição informou que deve trabalhar com especial atenção a ampliação de canais de atendimento, por meio de parcerias com correspondentes bancários, e a implantação do Open Banking.