Logo O POVO+
Caravanas de protestos são registrados em pelo menos 25 cidades
DOM

Caravanas de protestos são registrados em pelo menos 25 cidades

Em 16 capitais como Brasília, Rio, São Paulo, Recife e Salvador, manifestantes pediam vacinação para todos e o impeachment de Bolsonaro
Edição Impressa
Tipo Notícia
Um manifestante vestindo uma camiseta lendo
Foto: Sergio Lima / AFP Um manifestante vestindo uma camiseta lendo "Bolsonaro para fora", referindo-se ao presidente brasileiro, jair Bolsonaro, escreve "Vacina agora" na janela traseira de um carro que participa de uma caravana para protestar contra a forma como o governo lidou com a pandemia COVID-19 em Brasília, no dia 23 de janeiro de 2021. (Foto Sergio Lima / AFP)

Milhares de pessoas participaram neste sábado, 23 de caravanas em pelo menos 25 cidades do país para pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por sua gestão da pandemia e em protesto contra o atraso da campanha de vacinação.

Convocados por partidos políticos e movimentos sociais, cerca de 500 veículos percorreram a Esplanada dos Ministérios e outras avenidas importantes de Brasília, com seus vidros pintados com frases como 'Fora Bolsonaro', 'Impeachment Já!' e 'Vacina para todos Já', em meio a um grande estrondo de buzinas. O Batalhão de Trânsito da PM fez o acompanhamento do ato e nenhuma ocorrência havia sido registrada até a publicação deste texto.

Manifestantes seguram faixa contra o presidente brasileiro Jair Bolsonaro durante protesto contra a forma como o governo está lidando com a pandemia COVID-19, em Brasília, em 23 de janeiro de 2021. (Foto Sergio Lima / AFP)
Foto: Sergio Lima / AFP
Manifestantes seguram faixa contra o presidente brasileiro Jair Bolsonaro durante protesto contra a forma como o governo está lidando com a pandemia COVID-19, em Brasília, em 23 de janeiro de 2021. (Foto Sergio Lima / AFP)

Os manifestantes protestaram também contra o fim do auxílio emergencial com a qual 68 milhões de brasileiros - quase um terço da população - conseguiu enfrentar os efeitos da pandemia de abril até o final de dezembro. Manifestações semelhantes, com caravanas de várias centenas de carros, ocorreram em pelo menos 16 capitais.

Em São Paulo, o grupo de manifestantes se reuniu em frente à Assembleia Legislativa (Alesp) e seguiu em direção à Praça Franklin Roosevelt. O ato foi organizado por partidos políticos, movimentos sociais e entidades sindicais. Candidatos à prefeitura da capital paulista em 2020, Guilherme Boulos (Psol) e Jilmar Tatto (PT) participaram da manifestação.

No Rio, depois de se concentrar por cerca de uma hora no monumento Zumbi dos Palmares, no Centro, carreata pedindo a saída de Bolsonaro do governo e apoiando a vacinação contra o covid-19 causou lentidão no trânsito, mas sem registrar nenhuma ocorrência, de acordo com a PM do Rio. A carreata, com cerca de 100 veículos por volta do meio-dia, ocupou uma faixa de uma das principais avenidas da cidade (Av. Presidente Vargas). Bandeiras, buzinas e gritos de "Fora Bolsonaro" eram ouvidos ao longo do caminho.

No Recife, bicicletas e motos se juntaram aos manifestantes nos carros na manhã de sábado. Todos levando cartazes e faixas pedindo a vacinação e a saída de Bolsonaro. em Salvador, o trajeto de 25 km da caravana incluiu ainda o trio elétrico e pedidos de volta do auxílio emergencial, além do impeachment do presidente. (das agências)

 

 

 

O que você achou desse conteúdo?