Logo O POVO+
Camilo irá até laboratório da Sputnik V para tentar aquisição direta
DOM

Camilo irá até laboratório da Sputnik V para tentar aquisição direta

A ação deve ocorrer na próxima terça-feira, 2, e funciona como complemento ao Plano Nacional de Imunização
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Governador Camilo Santana (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil Governador Camilo Santana

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou em suas redes sociais, neste sábado, 27, que irá até o laboratório que representa a vacina russa Sputinik V, em Brasília, para tratar de "possível aquisição direta do produto".

Em meio a lentidão do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) na compra de imunizantes, governadores têm optado pela negociação direta com biofarmacêuticas. 

A tentativa deve acontecer na próxima terça-feira, 2, e funciona como complemento ao Plano Nacional de Imunização.

"Irei na terça-feira até o laboratório que representa a vacina russa Sputinik V, em Brasília, tratar da possível aquisição direta do produto, em complemento ao Plano Nacional de Imunização. Irei buscar a vacina para os cearenses aonde tiver que ir. Só descansarei com todos vacinados", afirmou o governador em postagem nas redes.

O Ceará recebeu doses de vacinas Coronavac, da farmacêutica chinesa Sinovac, importadas ou produzidas pelo Instituto Butatan, e da vacina da Astrazenca/Oxford, importada ou produzida pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

Conforme a última atualização do vacinômetro mantido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), até a última sexta-feira, 26, 366.896 doses de vacinas foram aplicadas no Ceará, sendo 281.041 a primeira dose, e 85.855, a segunda.

Leia Mais | Ceará já recebeu mais de 530 mil doses de vacina contra Covid-19; veja data de chegada dos lotes ao Estado

Vacinômetro: 10 municípios concluíram a vacinação com as remessas recebidas para a segunda dose

Quase 130 mil doses chegarão ao Ceará para continuar vacinação do grupo prioritário

O governador mandou recado a Bolsonaro na noite da última sexta-feira, após ter sido alvo de indiretas do presidente.

Camilo afirmou que receberão o "justo julgamento" aqueles que debocharam da ciência, ignoraram a luta dos profissionais de saúde e, além disso, desrespeitaram a dor de milhares de famílias brasileiras enlutadas.  Mais de 250 mil brasileiros morreram em decorrência da Covid-19.

"Aqueles que debocham da ciência, ignoram a luta dos profissionais de saúde para salvar vidas, e, principalmente, desrespeitam a dor das milhares de famílias vítimas da Covid, receberão o justo julgamento. Continuaremos firmes, combatendo o negacionismo, e lutando sempre pela vida", escreveu o petista.

O que você achou desse conteúdo?