A Arco assinou contrato de compra com a Pearson para adquirir o COC e Dom Bosco, por R$ 920 milhões, segundo informou a empresa ontem (6). O COC e o Dom Bosco têm mais de 50 anos de mercado no Brasil. Atendem a mais de 800 escolas parceiras e cerca de 210 mil alunos em todas as regiões do País, do pré-escolar ao ensino médio e pré-universitário.
Ambas as marcas têm forte presença na região Sudeste do Brasil, principalmente no estado de São Paulo.
"A aquisição dos sistemas de ensino COC e Dom Bosco reforça nossa estratégia de fortalecer ainda mais nosso posicionamento para o segmento privado K-12 (termo americano que se refere à educação básica, do fundamental ao médio). Traz complementaridade geográfica e de preço ao nosso portfólio, permitindo que nossa plataforma atenda melhor ao mercado geral ", disse em nota Ari de Sá Neto, CEO e fundador da Arco.
De acordo com o Contrato de Compra, a Arco adquirirá 100% dos sistemas de ensino COC e Dom Bosco por R$ 920 milhões em dinheiro, equivalente a 14,4x EBITDA (sigla em inglês para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, "Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização") de 2020, com 80% do preço de compra a pagar no momento do fechamento, e os 20% restantes do preço de compra a pagar no primeiro aniversário da data de fechamento, conforme ajustado.
A transação também inclui um acordo com a Pearson para distribuir algumas soluções educacionais complementares para escolas de educação básica, do ensino fundamental ao médio, no Brasil.
Esta transação não está sujeita a qualquer aprovação dos acionistas, mas está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações antitruste brasileiras.
Rothschild & Co atuou como consultor financeiro e Lobo de Rizzo atuou como consultor jurídico da Arco. JP Morgan atuou como assessor financeiro e Madrona Advogados atuou como assessor jurídico da Pearson.
A Arco tem capital aberto na bolsa americana Nasdaq e, em informe ao mercado, afirmou que irá explicar mais sobre a aquisição na segunda-feira (8) em uma teleconferência às 10h, horário de Brasília.