Logo O POVO+
Hospitais alertam para falta de medicamentos contra a Covid-19
DOM

Hospitais alertam para falta de medicamentos contra a Covid-19

|COVID-19 | Escassez preocupa setor privado da saúde
Edição Impressa
Tipo Notícia
A estratégia de Inbound Marketing foi aplicada na Unimed Fortaleza há 4 anos, com o intuito de torná-la uma autoridade no assunto saúde. (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves A estratégia de Inbound Marketing foi aplicada na Unimed Fortaleza há 4 anos, com o intuito de torná-la uma autoridade no assunto saúde.

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) alerta para falta de medicamentos essenciais para o tratamento de pacientes de Covid-19 no Brasil. A associação citou a baixa de sedativos necessários para intubação, entre outros medicamentos.

A entidade fez uma pesquisa entre seus associados, um recorte com 40 respondentes, que indicou baixa dos estoques. Alguns medicamentos têm reserva de apenas cinco dias, em média, como é o caso do propofol, um tipo de anestésico, e cisatracurio, um bloqueador neuromuscular de administração endovenosa. Outros já estão falta, no caso do cetamina, um tipo de medicamento para induzir e manter a sedação, além de anestésicos como propofol e o anticoagulante clexane.

Durante a reunião, a Anahp ressaltou que a Anvisa se comprometeu a facilitar processos como medida emergencial, além de revisar Resoluções da Diretora Colegiada que dizem respeito à importação e prova negativa do desabastecimento. A entidade ressaltou estar trabalhando para ajudar a encontrar alternativas para o desabastecimento do mercado, em parceria com demais entidades e órgãos competentes. Entretanto, enfatizou a necessidade de atenção por parte da população para as regras de isolamento social, que são fundamentais neste momento crítico da pandemia.

Por meio de nota, a rede Hapvida informou que não há desabastecimento, nem risco, da falta de insumos ao combate e tratamento à Covid-19. Já a Unimed Fortaleza ressaltou que tem se articulado para assegurar o abastecimento de medicamentos e manter os estoques em níveis aceitáveis. A diretoria do Hospital Regional da Unimed tem reforçado ainda com a equipe a importância do uso responsável dos medicamentos para garantir o atendimento adequado aos seus pacientes.

 

O que você achou desse conteúdo?