Logo O POVO+
PF indicia Renan Calheiros por corrupção
DOM

PF indicia Renan Calheiros por corrupção

Edição Impressa
Tipo Notícia
 Renan Calheiros, senador (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Renan Calheiros, senador

A Polícia Federal indicou o senador Renan Calheiros por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito de investigação sobre suposta propina de R$ 1 milhão que teria sido solicitada e recebida pelo parlamentar em 2012. De acordo a corporação, o pagamento teria sido realizado pela Odebrecht como uma "contrapartida" pelo apoio político à aprovação de uma resolução do Senado que restringiu incentivos fiscais de produtos importados concedidos por Estados, beneficiando a Braskem - episódio conhecido como "Guerra dos Portos".

Em relatório enviado ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, os investigadores dizem ter identificado "elementos probatórios concretos de autoria e materialidade para se atestar a presença de indícios suficientes" de que Renan teria praticado os crimes em conjunto com outras quatro pessoas, também indiciadas.

Em nota, a defesa do senador diz que o pedido de indiciamento é um movimento de retaliação da Polícia Federal ao trabalho desempenhado por ele na CPI da Covid e que a instituição não possui competência necessária para indiciar um senador da República. A função compete ao Supremo Tribunal Federal (STF). (da agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?