Logo O POVO+
Em processo de tombamento, casarão dos Gondim é demolido
DOM

Em processo de tombamento, casarão dos Gondim é demolido

Localizado na rua General Sampaio, no Centro, o imóvel foi construído em 1912 por Arlindo Granjeiro Gondim e serviu, durante muitos anos, como cenário para a música
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 17-07.2021: Demolicao do Casarao dos Gondim, estava em processo de tombamento, mas mesmo assim esta sendo demolido na Rua General Sampaio. em epoca de COVID-19. (Foto:Thais Mesquita/ Jornal O POVO) (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves FORTALEZA, CE, BRASIL, 17-07.2021: Demolicao do Casarao dos Gondim, estava em processo de tombamento, mas mesmo assim esta sendo demolido na Rua General Sampaio. em epoca de COVID-19. (Foto:Thais Mesquita/ Jornal O POVO)

No dia do aniversário, a professora do curso de Ciência Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Linda Gondim, 60, teve conhecimento de algo que não esperava: o Casarão dos Gondim, construído por seu bisavô em 1912, Arlindo Granjeiro Gondim, havia sido demolido. O solar serviu de local onde a família se reunia para ouvir a avó tocar piano e as filhas dela cantarem. “Infelizmente, recebi essa péssima notícia. O Casarão estava em processo de tombamento provisório, mas foi destruído antes de ser concluído”, lamenta. Com a entrada do processo de tombo, o local já não poderia sofrer alterações estruturais.

O solar foi vendido em 2017 para um comerciante. A socióloga, que tem doutorado em Planejamento Urbano e é professora da pós-graduação em Sociologia, jamais imaginava que poderia vivenciar, na prática, exatamente o que estuda. O casarão se manteve igual ao que foi projetado pelo bisavô até a sexta-feira, 16, com exceção do enorme quintal, que já tinha virado estacionamento. “A gente chamava de chácara. Ali tinha pé de seriguela, de manga. Eu me encontrava com os meus primos para brincar. Cortaram tudo para fazer o estacionamento”, lamenta.

LEIA MAIS | Inquilino nega demolição de imóvel centenário no Centro e fala em depredação

Antigo prédio do Boteco Praia é demolido nesta quinta-feira, 18

Nessa sexta-feira, 16, a professora recebeu a notícia de que estavam destelhando o solar e imaginava que se tratava de um restauro, que se trata do tipo de obra possível em casos como de imóveis em processo de tombamento. Na manhã deste sábado,17, quando inteirou seis décadas, Linda recebeu a notícia de que a casa já estava sem paredes. Toda a memória, agora, ficaria somente nas lembranças. “Parece que eu estava pressentindo. Acordei angustiada e pensando na casa”, diz.

>> CONFIRA DOCUMENTÁRIO SOBRE CASARÃO DOS GONDIM

O documentário Casarão da General Sampaio foi gravado no imóvel em 2003 para estimular que o imóvel abrigasse um museu da casa e da música do Ceará. De autoria de Maurício Cals, o vídeo mostra o imóvel ainda bastante preservado, com o assoalho em madeira antiga, chão de tábuas formando desenhos e mostra Maria Thereza, Maria Guilhermina e Maria Margarida dando continuidade ao talento da avó, tocando o piano e cantando músicas em português e em francês. 

Em 2022, o solar completaria 110 anos. O documento de tombamento provisório, com data de 21 de abril de 2011, afirma que o imóvel fica, a partir daquele momento, fica legalmente protegido contra destruição ou descaracterização. Toda a intervenção ou processo de alteração na casa deverá ser previamente comunicada e autorizada pela Coordenação de Patrimônio Histórico Cultural da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Na parede do imóvel, um número de autorização para a demolição mostra que o objetivo era de demolição total do imóvel. 

O POVO não conseguiu contato com os atuais donos do imóvel e nem com a Secultfor até o fechamento desta edição.

abrir

O que você achou desse conteúdo?