Logo O POVO+
Leilão 5G e as Agtechs
DOM

Leilão 5G e as Agtechs

Edição Impressa
Tipo Notícia
Fábio Faria diz que leilão do 5G será realizado entre setembro e outubro (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Fábio Faria diz que leilão do 5G será realizado entre setembro e outubro

O estudo Cenários e Perspectivas da Conectividade para o Agro, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), e apresentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mostra que para atingir um cenário de 50% da demanda de conectividade no meio rural, é necessário instalar pelo menos 4.400 antenas no País. Já para a cobertura de 80 a 90% de sinal digital no campo, seria necessária a instalação de 15.182 antenas.

O coordenador-geral de articulação para inovação do Mapa, Daniel Nascimento, afirma que há uma articulação em conjunto com o Ministério das Telecomunicações para o Brasil avançar em infraestruturas de conectividade. "Inclusive, uma das contrapartidas do Leilão 5G é levar internet para áreas rurais.”

O desenvolvimento de ecossistemas regionais de inovação, em especial aqueles ligados às startups também é prioritário, afirma. Segundo o estudo Radar Agtech 2020/2021 já são mais de 1.500 agtechs, startups com foco no agronegócio, no Brasil. “Ao aproximar o produtor rural das universidades, dos institutos de pesquisa, das empresas nascentes e dos financiadores, a gente passa a ter uma inserção mais rápida no agronegócio 4.0.”

O que você achou desse conteúdo?