Em evento no Cariri ontem para inauguração do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha, o governador Camilo Santana (PT) se encontrou com o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) e os quatro pedetistas cotados para a sucessão estadual em 2022: a vice-governadora Izolda Cela, o secretário de Estado Mauro Filho (Planejamento), o ex-prefeito Roberto Cláudio e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.
Pelas redes sociais, RC anunciou no começo da tarde desse sábado: "Estive, nesta manhã, ao lado do governador Camilo Santana e de autoridades políticas participando da inauguração do Teleférico do Caldas, em Barbalha".
O ex-gestor de Fortaleza publicou foto em que aparece ao lado de Camilo e de Izolda, Mauro e Evandro. Dentro do PDT, o quarteto vem participando de uma série de rodadas de debates para a escolha do representante da sigla na disputa pelo Governo do Estado em 2022.
Essa é a primeira vez em que Camilo mantém agenda oficial com todos os nomes do PDT apontados como potenciais concorrentes na briga pelo Abolição no ano que vem. O gesto contém mensagem clara sobre as preferências do petista, para quem os dois partidos (PT e PDT) têm de trabalhar juntos.
O encontro, porém, tem outra simbologia: o Cariri é terra do governador, região de influência política direta do chefe do Executivo e área vital para os interesses políticos tanto de governistas quanto de opositores, como Capitão Wagner (Pros), que visitou Juazeiro do Norte recentemente e tem realizado encontros frequentes com lideranças locais.
Além dos quatro cotados para o Governo, estavam presentes na caravana em Barbalha o prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT), o deputado estadual Fernando Santana (PT) e o federal José Guimarães (PT), que tem defendido manutenção da aliança com o PDT para 2022, embora uma ala petista tenha encampado a tese da candidatura própria.
Também pelas redes, Ciro compartilhou fotos do encontro e mensagem semelhante à divulgada por RC minutos antes. "Hoje estive com o governador Camilo Santana na inauguração do teleférico de Barbalha, que ajudará a incrementar o turismo na região. Recomendo a visita!", escreveu.
Em entrevista à rádio CBN Cariri, o pedetista elogiou Camilo ("hoje é disparado o melhor governador do Brasil") e declarou: "Se dependesse de mim e do Camilo, PT e PDT seriam eternos aliados".
Em seguida, Ciro afirmou que, "oito anos atrás, Camilo tinha uma realização como parlamentar e como secretário, mas não era reconhecido no Brasil além do Ceará" e que "não foi recrutado por nós porque era do PT, mas porque era o melhor, o mais sério, mais capaz, mais preparado naquela ocasião para fazer esse governo".
"Foi uma aposta que o povo nos ajudou a fazer", continuou Ciro, "e estamos honrados e felizes em mostrar que excedeu a melhor expectativa".
Questionado sobre 2022, o pré-candidato concluiu: "Nós vamos trabalhar para que esse projeto não dê para trás porque, para estragar, desarrumar, é ligeiro demais, mas quem tem moral e coerência para perguntar ao povo onde é que está errando, onde podemos melhorar as coisas para o Ceará, somos nós. E é o que vamos fazer nessas eleições". (colaborou Guilherme Carvalho)