A percepção de um ecossistema mais consolidado, que mantenha o crescimento observado nos anos anteriores, como já destacado pela Abstartup, é a projeção de agentes responsáveis por impulsionar as empresas inovadoras no Ceará. Uma maior oferta de recursos disponíveis, nos mais diversos editais, fundamenta a confiança.
"Temos leituras econômicas sendo feitas por inúmeros instrumentos e observamos um movimento de muitos mercados e investidores de venture capital para a manutenção de crescimento e investimento. Isso se deve ao apetite ao risco e geração de caixa e retorno que as startups de 3 anos ou 4 anos demonstraram", Maurício Cardoso, diretor de operações da Casa Azul Ventures.
Maurício defende o modelo onde a solução dos problemas reais reúne agentes que estão há mais tempo no mercado e pessoas com apetite inovador. O desafio, no entanto, é conciliar a vontade de assumir riscos. No entanto, de acordo com ele, a aceleradora estima "mais que dobrar o portfólio em valuation (valoração) das startups, e isso vem pelo crescimento que vimos em 2021."
"Esse ano, pelas conversas, devemos conseguir perpetuar e dar mais força ao Ceará, que tem desenvolvimento de estrutura e players relevantes dentro do ecossistema de inovação", considera João Justo, líder de Operação e Inovação do Ninna Hub.
Nesse contexto, dentro do modelo defendido por Cardoso, ele diz observar mais executivos veteranos em experimentos inovadores, o que enriquece o ambiente e dota a experiência de mais chance de sucesso.
Os dois dizem considerar a participação de grandes empresas no ecossistema, a partir de hubs próprios, casos isolados. Mas consideram os editais e investidores mais acessíveis pelas startups no Ceará. "No ano de 2021, tivemos um incentivo ao empreendedorismo, ao venture capital, muito grande. Isso fez com que as pessoas interessadas já estivessem de cara com seleção de incubadora ou aceleradora ao pesquisar pelo assunto", analisa o diretor de operações da Casa Azul.
Mas, por segurança para o negócio, ele aconselha saber quem está ofertando o edital, os objetivos e também conhecer empresas que já passaram pela experiência, seja ela de incubação ou aceleração.