Foi por meio do curso de Aprendiz para Pessoa com Deficiência promovido pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em parceria com o Senai, em 2015, que a jovem de 24 anos, Nathanhy Fernandes teve seu início profissional. Hoje, ela é analista de Recursos Humanos da companhia.
“Sem sombra de dúvidas sou muito grata pelo curso, porque é uma porta de entrada magnífica. Se eu estou onde estou hoje, foi graças à porta de entrada que eu tive esse curso me trouxe um conhecimento essencial. Do início até março 2017 ela foi aprendendo sobre a área do fiscal. Aí, quatro meses depois ela se candidatou para vaga de assistente de RH, foi aprovada e admitida com o contrato efetivo. Em outubro do ano passado foi promovida a analista.
A gerente de Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção da CSP, Glauciane Parente, informa que sempre foi um foco importante a qualificação de seus empregados. Até hoje, foram investidos mais de R$ 16 milhões em capacitações, para a todos os cargos e níveis de empregados.
Entre as ações de capacitação, ela destaca o programa de Aprendiz e Aprendiz PCD. “Selecionamos pessoas que moram nas comunidades do entorno e fazemos uma formação em processos siderúrgicos. Uma vez formado, esse grupo passa a ter a prioridade de contratação. Temos um aproveitamento de mais de 50% dessas pessoas aqui na CSP”, disse.
Atualmente, Nathanhy cursa pós-graduação em Gestão de Pessoas e sempre aconselha outros jovens a participarem do Curso de Aprendiz. “Eu agarrei essa oportunidade de capacitação na época e não me arrependo, essa oportunidade foi o que me ajudou a estar onde eu estou hoje”, replica a boa experiência ao se capacitar.
Existe ainda, a Academia CSP, que traz capacitações alinhadas às necessidades do negócio, no último ano ele foi expandido com uma plataforma EAD que trouxe experiência de aprendizagem digital ao alcance de todos os empregados, de acordo com Glauciane.
“Cada vez que você participa de uma qualificação/capacitação, você fica mais alinhado em relação aos desafios e às necessidades do seu trabalho. Você aprende algo novo que vai te ajudar no seu dia a dia. E, claro, aumenta as suas chances de construir uma carreira de sucesso. Então, esse conhecimento vai te ajudar, inclusive, a pensar no futuro e a prospectar outros cargos e desafios para sua carreira”, aconselha a gerente.