Recém-reformado, o Parque Ecológico do Passaré recebe novos visitantes e chama aqueles que já conheciam o equipamento. O local é composto pelo Horto Florestal Falconete Fialho, pela Lagoa do Passaré e pelo Zoológico Municipal Sargento Prata.
Além de conhecer os animais do zoológico e as plantas do Horto, as famílias visitam o espaço para comemorar aniversários e realizar piqueniques. A corretora de imóveis Fabiana Bezerra, 43, acha o parque um bom local para levar os filhos trigêmeos de 2 anos e o afilhado, de 1. Os bebês andavam livremente entre os recintos dos animais na manhã deste sábado, 18.
"O que eu mais gosto de fazer é ver os animais com eles, para eles se encantarem e conhecerem. E como é muito arborizado, apesar do nosso clima muito quente, é agradável", diz.
 Anunciada em 2020, a reforma do parque foi entregue em abril de 2022. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a reestruturação custou R$ 9,1 milhões. O espaço ganhou pista de caminhada de 3 km, academias ao ar livre, espaços de convivência, passeios internos, areninha e estacionamento com cerca de 200 vagas. O local recebe visitas de terça-feira a domingo, das 9h às 16 horas, com entrada gratuita.
"Melhorou 100% realmente, tá bem mais arejado", opina Ana Carolina Bezerra, 38, que levou a filha de 10 anos, a amiga da escola da criança e o filho de 3 para verem os animais e fazerem um piquenique.
"A única coisa que eu sinto falta é um local para a alimentação. Eu achava que depois da reforma ia ter", conta. Para ela, a presença de um restaurante no local seria útil. O parque não conta com nenhum tipo de quiosque. Na entrada, ambulantes vendem água e brinquedos.
Durante o feriadão de Corpus Christi, o local atraiu ainda turistas do interior do Ceará. Tharciano Silveira Peixoto, 36, de Jaguaribe, sabia da existência do parque, mas nunca tinha visitado. O ambiente e os bichos do zoológico foram os atrativos para a família jaguaribana.