Formado em Agronomia na turma de 1989 na Universidade Federal do Ceará (UFC), Paulo Rogério, pesquisa o caju desde jovem. Desenvolveu clones de cajueiro anão precoce, estudou a produção de bebida fermentada de caju (na época chamado de vinho de caju) e, entre 1995 e 2022, viajou para Moçambique - maior produtor de caju do mundo até 1975.
De volta a Pacajus-CE, iniciou os trabalhos na Caju Cardeal, desenvolvendo formulações de produtos à base de caju. Paulo desenvolveu uma expertize na produção industrial de diversos alimentos e a linha de produtos é diversificada.
Hoje, a Caju Cardeal tem em seu portfólio biscoitos de castanha de caju, pasta de castanha, tortinhas, paçoquinhas e tijolinhos, além de fubá de castanha e doce crocante.
Paulo Rogério afirma que o portfólio deve continuar crescendo, pois busca desenvolver novas receitas e lançar dois novos produtos por ano.
O foco da empresa agora é ampliar o alcance e notoriedade dos produtos, fazendo com que os produtos à base de castanha de caju cheguem a mais pessoas. Atualmente, já tem distribuidores de produtos em Goiás e Espírito Santos, mas as vendas por e-commerce são fortes aliadas.
"Como não temos condições de bancar grandes ações de marketing, vamos aproveitando a tendência nas vendas online, adentramos nessa seara e fizemos boa parte de nossas vendas na modalidade", diz.
A produção verticalizada conta com parceria de instituições centro de pesquisas, caso da UFC, Embrapa, Senai e Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas-SP. O trabalho rendeu reconhecimento a Caju Cardeal com o Prêmio Delmiro Gouveia e o Prêmio Você Empreendedor, além do Prêmio ABEDesign para a Agência Abracadabra pelas embalagens dos produtos da marca.