Logo O POVO+
Paçoca, doce: a infinidade de subprodutos do caju
DOM

Paçoca, doce: a infinidade de subprodutos do caju

Novidades.
Edição Impressa
Tipo Notícia
Paulo Rogério (esq.) é formado em Agronomia pela UFC, pesquisou sobre caju e fundou a Caju Cardeal. (Foto: Acervo Pessoal)
Foto: Acervo Pessoal Paulo Rogério (esq.) é formado em Agronomia pela UFC, pesquisou sobre caju e fundou a Caju Cardeal.

Formado em Agronomia na turma de 1989 na Universidade Federal do Ceará (UFC), Paulo Rogério, pesquisa o caju desde jovem. Desenvolveu clones de cajueiro anão precoce, estudou a produção de bebida fermentada de caju (na época chamado de vinho de caju) e, entre 1995 e 2022, viajou para Moçambique - maior produtor de caju do mundo até 1975.

De volta a Pacajus-CE, iniciou os trabalhos na Caju Cardeal, desenvolvendo formulações de produtos à base de caju. Paulo desenvolveu uma expertize na produção industrial de diversos alimentos e a linha de produtos é diversificada.

Hoje, a Caju Cardeal tem em seu portfólio biscoitos de castanha de caju, pasta de castanha, tortinhas, paçoquinhas e tijolinhos, além de fubá de castanha e doce crocante.

Paulo Rogério afirma que o portfólio deve continuar crescendo, pois busca desenvolver novas receitas e lançar dois novos produtos por ano.

O foco da empresa agora é ampliar o alcance e notoriedade dos produtos, fazendo com que os produtos à base de castanha de caju cheguem a mais pessoas. Atualmente, já tem distribuidores de produtos em Goiás e Espírito Santos, mas as vendas por e-commerce são fortes aliadas.

"Como não temos condições de bancar grandes ações de marketing, vamos aproveitando a tendência nas vendas online, adentramos nessa seara e fizemos boa parte de nossas vendas na modalidade", diz.

A produção verticalizada conta com parceria de instituições centro de pesquisas, caso da UFC, Embrapa, Senai e Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas-SP. O trabalho rendeu reconhecimento a Caju Cardeal com o Prêmio Delmiro Gouveia e o Prêmio Você Empreendedor, além do Prêmio ABEDesign para a Agência Abracadabra pelas embalagens dos produtos da marca.

O que você achou desse conteúdo?