Logo O POVO+
Indo um passo além com o nomadismo digital
DOM

Indo um passo além com o nomadismo digital

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ALEXANDRE Villas é CEO da Imóvel A e faz kitesurfe (Foto: Acervo Pessoal)
Foto: Acervo Pessoal ALEXANDRE Villas é CEO da Imóvel A e faz kitesurfe

O empresário do setor imobiliário e kitesurfista Alexandre Villas trabalha em anywhere office desde o ano de 2016, pelo menos, muito antes do próprio termo se popularizar. "Até colocando de outra forma, eu trabalho com o escritório no meu celular", resume o CEO da Imóvel A, braço do grupo Lopes Brasil que atua com imóveis de luxo. "Já há muito tempo, desde que a internet começou a fazer realmente a diferença nos negócios e na comunicação, que profissionais liberais do mercado financeiro, da publicidade, da área de consultoria em tecnologia, entre outros, tem essa possibilidade de trabalhar em qualquer lugar", observa.

Considerando-se um nômade digital, ele buscou dentro do próprio negócio trabalhar com pessoas com perfil parecido. Para se ter uma ideia, Alexandre escolheu adquirir a cota de um empreendimento que está sendo construído em Itarema (a 230 km de Fortaleza), ao mesmo tempo em que negocia a venda de outras unidades do complexo.

"É uma operação mais digital, que atende justamente esse nômade digital e esse novo comportamento da sociedade", define o empresário o modelo de negócio em que atua. Alexandre afirma ainda que tanto ele próprio quantos seus clientes não costumam enfrentar dificuldade em se manter produtivos com um estilo de vida tão flexível.

"A minha produtividade aumentou muito. Vejo o mesmo com meus clientes. Isso acontece porque esse executivo é um profissional liberal cuja remuneração está muito ligada à produtividade. Geralmente, ele tem um viés empreendedor e quer ter mais liberdade, mas precisa ter disciplina até para não trabalhar demais", alerta. Nesse ponto, ele destaca uma das principais vantagens do nomadismo digital que é a possibilidade de produzir muito mesmo em locais tidos como ambientes de lazer. "Eu velejo de kyte e isso é uma higiene mental maravilhosa. A gente volta renovado para uma reunião, por exemplo. Isso faz uma diferença incrível", ressalta.

O que você achou desse conteúdo?