Logo O POVO+
Fortaleza aposta em inovação e políticas de desenvolvimento econômico no pós-pandemia
DOM

Fortaleza aposta em inovação e políticas de desenvolvimento econômico no pós-pandemia

Recuperação.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Paço Municipal de Fortaleza. A Capital foi destaque em "Funcionamento da Máquina Pública" no Ranking de Competitividade dos Municípios. (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima Paço Municipal de Fortaleza. A Capital foi destaque em "Funcionamento da Máquina Pública" no Ranking de Competitividade dos Municípios.

Neste processo de retomada das atividades econômicas, a gestão municipal de Fortaleza tem priorizado o investimento em áreas cruciais ao desenvolvimento, sem deixar de lado ações de proteção e bem-estar social. Essa é a avaliação do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

No ranking, que analisa as 415 cidades com mais de 80 mil habitantes no Brasil, 90 são nordestinas. E, Fortaleza, na 125ª posição, obteve o segundo melhor resultado da Região.

O resultado no pilar "Economia" (que engloba os quesitos "Inovação e Dinamismo Econômico", "Capital Humano", "Inserção Econômica" e "Telecomunicações") foi o grande destaque.

Sobre isso, Sarto destaca o pacote de obras públicas em desenvolvimento na Capital, que está contribuindo para o aumento da geração de emprego. Tanto que o Município vem liderando a geração de vagas formais no Nordeste nos últimos meses.

Outro ponto enfatizado pelo prefeito é que a Capital tem focado no estímulo à economia através da inovação, citando a criação do Laboratório de Inovação (Labifor), que busca soluções inovadoras e criativas para as principais questões da Cidade, a partir de estratégias de ciência de dados.

A formação profissional é outra prioridade que proporcionou o resultado positivo. Exemplo disso é o Fortaleza Capacita, em parceria com o Sebrae. Sarto anuncia que o programa superou a meta de formar 25 mil pessoas e já alcançou 27,7 mil formações em cursos de empreendedorismo e consultorias com temas diversos, como marketing digital, gestão empresarial e vendas.

Entre outras ações positivas destacadas por Sarto, incluem-se o programa Meu Bairro Empreendedor, além da desburocratização do processo para liberação de licenças para os negócios. "Todas essas ações se somam aos esforços para contribuir com um melhor ambiente de negócios, favorável ao surgimento e expansão de empreendimentos, o que resulta em novas oportunidades de trabalho", pontua.

O que você achou desse conteúdo?