Logo O POVO+
O que Sobral vem fazendo para manter a liderança na Qualidade da Educação
DOM

O que Sobral vem fazendo para manter a liderança na Qualidade da Educação

Prioridades.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Educação pública em Sobral foi escolhida a melhor do Brasil. (Foto: Prefeitura de Sobral / Divulgação)
Foto: Prefeitura de Sobral / Divulgação Educação pública em Sobral foi escolhida a melhor do Brasil.

O desempenho positivo de Sobral no quesito "Qualidade da Educação" só reforçou o que já era observado em pesquisas nacionais de qualidade da educação. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade distante 234,8 km de Fortaleza, lidera esse ranking. E, na gestão do município, já há metas para manter a liderança e melhorar os índices.

O próximo passo para Sobral será a universalização do ensino em tempo integral, ampliando ainda o número de vagas em creches e pré-escolas.

Para que isso ocorra, novas escolas e centros de educação infantil serão construídos, anuncia o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima.

Outro eixo de atuação da gestão tem sido na contratação de mais professores. Outro olhar para a educação do município é a contratação de psicólogos para trabalhar na educação de Sobral, de forma a fortalecer nos alunos desde cedo as competências socioemocionais - as softskills, tão comentadas no mundo do trabalho.

"A nossa ideia é que as crianças permaneçam os dois turnos na escola, mas também seja submetida a um currículo diversificado, atividades pedagógicas de turno e contraturno, ative o protagonismo da criança e do adolescente, permitindo um melhor acolhimento por parte da escola", afirma.

Sobre o impacto da pandemia no ensino, foi identificado por meio de avaliações diagnósticas a necessidade de recuperação do aprendizado. Em Sobral, tem sido desenvolvida uma série de ações, como a aquisição de novos materiais didáticos para recuperar o aprendizado comprometido durante a pandemia, diz o secretário.

Para o futuro, o município pretende se descolar dos padrões de aprendizagem brasileiros e adotar padrões internacionais. Herbert diz que Sobral está implementando novos currículos de língua portuguesa, matemática e ciência, além de novos laboratórios de tecnologia nas escolas, para trabalhar a cultura "maker", a inovação do ensino de ciências com a inclusão da robótica, tecnologia da informação e inovação.

O que você achou desse conteúdo?