Em Fortaleza 21 postos de saúde realizam nesse sábado, 22, atendimentos com foco na saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa. Além de exames de mamas e solicitações de mamografias, aconteceram atendimentos ginecológicos, odontológicos e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais.
As mulheres do bairro Coaçu foram algumas das várias cearenses atendidas para exames de prevenção do câncer de mama, no posto de saúde Luis Franklin. Ao todo, 80 mulheres foram agendadas para este posto, além das outras que chegaram sem hora marcada, motivadas pela campanha.
A dona de casa Kátia Rivania, 53, foi uma delas. Enquanto aguardava o atendimento fez a solicitação da mamografia e, pela primeira vez na vida, realizou o preventivo ginecológico.
"Agora eu tenho um netinho, de 5 meses, para cuidar, então a gente tem que se cuidar também", comentou.
Durante todo o mês de outubro, além do mutirão, que também aconteceu no dia 8, a Prefeitura vem realizando uma programação preventiva para a detecção do câncer de mama.
Os hospitais, policlínicas e postos de saúde estão fazendo um trabalho informativo e educativo sobre o tema além de serviços de prevenção e diagnóstico da doença.
"Essa é uma oportunidade para as mulheres que não podem estar durante a semana nas unidades de saúde terem acesso aos serviços. Quanto mais cedo as mulheres fazem a detecção do câncer de mama, a possibilidade de cura é muito maior", explica Léa Dias, assessora técnica da Célula de Atenção à Saúde da Mulher.
Tânia Falcão, 65, também participou da ação e contou ser uma sobrevivente de um câncer na bexiga. "É essencial fazer a prevenção. Fui fazer um ultrassom, porque eu queria ver como estavam os meus rins, e acusou vegetação na bexiga. Eu estava com 80% de tumores", relembrou.
O POVO entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Fortaleza para saber o balanço da ação, mas o levantamento ainda não tinha sido feito. (Colaborou Carol Kossling)